Chama do fogo simbólio chegará no dia 15 na Prefeitura e o Palácio Rio Branco será homenageado pelos seu centenário - Arquivo/FN
A Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec)/Departamento de Cultura, já está organizando as comemorações da Semana da Pátria. Antes mesmo da chegada do mês de setembro, a chama da Pátria passará pela cidade ainda em agosto. No dia 15, quinta-feira, às 8h30, a 85ª Corrida do Fogo Simbólico estará em Montenegro para o início da celebração.
A chama, trazida pela Liga de Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, será recebida em um ato solene em frente ao Palácio Rio Branco. Neste ano, haverá distinção para a homenageada da Semana da Pátria no município: a professora e ex-secretária de Educação Vera Rübenich Zanchet. Ela foi convidada no final da tarde da última quinta-feira, com uma apresentação do Grupo Vocal Casa da Voz em frente a sua residência.
Vera Rübenich Zanchet (à direito) será a homenageada da Semana da Pátria
– Crédito: Prefeitura
Neste ano, o tema municipal será os 100 anos do Palácio Rio Branco de Montenegro. Além disso, ocorrerá também o tradicional Desfile de 7 de Setembro, que não acontece desde 2019, devido à pandemia da Covid-19. A organização com as escolas e as entidades que vão desfilar já está sendo realizada pela Smec. O cronograma com horários e ordem do desfile serão informados mais próximo do evento.
De acordo com a diretora de Cultura, Mara Ribeiro, a Semana da Pátria terá um clima especial neste ano, tendo em vista que é a primeira vez, após a pandemia, que o desfile poderá ser realizado novamente. Além disso, marca os 200 anos da Independência. “A expectativa é que seja um ato de amor ao país e de comemoração pelas nossas homenagens locais”, enfatiza.
Mara também destacou a relevância da homenageada deste ano. “É uma mulher que prestou serviços importantíssimos para a nossa cidade”, explica. “Vera é uma referência na Educação de Montenegro. Um ícone”, complementa, ao lembrar que a homenageada foi, inclusive, presidente do Conselho Estadual de Educação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here