Montenegro vai receber radar meteorológico

Ele será instalado no Morro São João, com o objetivo de dar mais precisão à alertas e a previsão do tempo na região que tem sido muito afetada por enchentes - Crédito: Defesa Civil

O Vale do Caí vai receber um radar meteorológico. Ele será instalado no Morro São João, em Montenegro, com o objetivo de dar mais precisão à alertas e a previsão do tempo na região metropolitana de Porto Alegre. O equipamento terá uma cobertura de 150 quilômetros de raio e servirá a região que tem sido muito atingida por enchentes. Só no ano passado foram dez cheias do rio Caí, causando grandes prejuízos.

A empresa Climatempo, que entregará o serviço, realizou os estudos técnicos demandados pelo fabricante do radar nos locais potenciais de instalação. Segundo a empresa, foram analisados critérios como a operacionalidade do equipamento, o acesso ao local, infraestrutura de energia elétrica e comunicação (internet), segurança e estrutura da fundação da torre de 40 metros de altura preexistente, tendo sido encontradas no Morro São João as condições mais favoráveis do que em outros locais analisados. A expectativa é de que o prazo para a execução dos ajustes e a entrega do serviço obedeça aos prazos estabelecidos em contrato, com início da operação prevista para o segundo semestre de 2024.

Atualmente o Rio Grande do Sul conta com dois radares das Forças Armadas, situados em Canguçu e Santiago, além de outro no Morro da Igreja (Santa Catarina). Alguns ajustes serão necessários para viabilizar a instalação do radar junto à estrutura existente no morro São João, sendo que já foram definidos os serviços a serem executados pela empresa. Após essa etapa, o equipamento do radar propriamente dito será fixado e serão feitas as ligações elétricas e lógicas para fins de testes de operação.

Os componentes do radar encontram-se em fase final de testes de performance na sede do fabricante, e o próximo passo é a preparação e despacho para o Brasil. “Estamos muito satisfeitos com o andamento das etapas, dentro do prazo e buscando a excelência. A população gaúcha merece usufruir desse qualificado serviço, que irá ajudar ainda mais a Defesa Civil na gestão de risco de desastres”, disse o secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira.

Crédito: Defesa Civil

 

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

três × 2 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página