O Salão Kayser (popular Kaysão) funciona há décadas, realizando bailes populares Arquivo/FN

Quem vai pela RS-122 do Caí a Bom Princípio, logo antes de chegar a esta cidade, passa por uma grande ponte sobre o rio Caí. Se reparar bem, verá que por baixo desta ponte, além do rio, passa uma estrada. É a velha estrada Rio Branco, que ia do Caí até a Feliz, quase sempre acompanhando a margem do rio.

Percorrendo a velha estrada, andando apenas algumas centenas de metros, no mesmo sentido em que corre o rio, chega-se a uma pequena localidade que é muito antiga. Ali existe um modesto salão de baile chamado Salão Kayser. Também conhecido popularmente como Kaysão. No rio, ali bem perto, existe o antigo passo Selbach, por onde carros, cavalos e pedestres atravessavam o rio antes da existência da ponte. Havia uma barca no local.

Esta localidade era conhecida antigamente como Caí e ela já existia, com algumas casas e ao menos um estabelecimento comercial, na década de 1850. Nesta mesma época, no local onde hoje existe a cidade de São Sebastião do Caí havia apenas fazendas esparsas, sem constituir uma povoação.

Com o tempo, na medida que formou-se a vila e depois a cidade de São Sebastião do Caí, ou Caí, a localidade mais antiga (aquela a que nos referimos, junto ao passo Selbach) passou a ser chamada de Caí Velho. Nome que ainda hoje é utilizado, embora alguns prefiram chamar o local de Bela Vista, como uma extensão da localidade deste nome que existe rio acima, na mesma margem (a esquerda) do rio Caí.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here