Caiense registra queda de meteoro bólido

Fato foi registrado no início da madrugada desta segunda-feira e foi observado no ceú do Caí - Crédito: Reprodução

No início da madrugada desta segunda-feira, dia 29, no horário de 00h23min, Andrei Lima estava trabalhando com uma equipe da RGE, em frente ao retorno do restaurante Di Variani, na margem da ERS-122, do bairro Angico, em São Sebastião do Caí, quando avistou um Bólido (meteoro) que cruzou o céu gaúcho.

Andrei é membro da BRAMON, uma Rede de Monitoramento de Meteoros do Brasil, e também funcionário da RGE em São Sebastião do Caí. Morador do bairro São Martim, ele já é conhecido na cidade pelas descobertas astronômicas e por divulgações científicas.

O meteoro bólido iluminou o céu do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, sendo registrado por observatórios. A queda ocorreu na fronteira noroeste destes estados. Após análise foi verificado que o meteoro teve uma magnitude (brilho) de -7.9 e não pertence a nenhuma chuva de meteoros ou corpo celeste conhecido. As imagens foram obtidas pelos Observatórios Heller & Jung, Taquara e do Batepapo Astronômico no Tecnoparque de Santa Maria. Equipes da Rede BRAMON estão coletando imagens para mais detalhes do fenômeno.

O bólido é um meteoro excepcionalmente brilhante ou sinônimo de bola de fogo, que normalmente explode na atmosfera.

0 Comentários

Deixe um Comentário

14 − 13 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página