Após dois anos sem ser celebrada de forma presencial, a Abertura Estadual da Safra de Citros deste ano já tem data marcada no município. No dia 1º de julho, sexta-feira da próxima semana, autoridades, produtores rurais, comerciantes e a comunidade estarão reunidos na fazenda da empresa Biocitrus para comemorar mais um momento histórico para todo o setor agrícola e econômico do Rio Grande do Sul.
A 22ª edição do evento, que acontece após uma pandemia que tirou milhares de vidas, fechou estabelecimentos e mudou toda a rotina da sociedade mundial, celebrará os valores e as potencialidades do meio rural. Dados da Emater, de Montenegro, mostram que, na safra passada, foram colhidas cerca de 43 mil toneladas de citros no município. Já na colheita deste ano, a expectativa é que 45.900 toneladas de bergamota sejam comercializadas pelos produtores. O município possui uma área total de 2.700 hectares só de bergamota. Para o próximo ano, a expectativa é que este número aumente, visto a grande quantidade de pomares que estão sendo implantados no interior do município.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ernesto Kasper, será um momento para valorizar a produção da fruta que leva o nome de Montenegro para todo o país. “A abertura vem celebrar, também, a retomada pós-pandemia, tendo em vista que o agronegócio foi um dos setores que mais trabalhou para manter a economia em movimento”, destaca Ernesto. O evento iniciará às 13h30 e contará com apresentação artística da Banda Hoppus.
A Abertura Estadual da Safra de Citros é uma realização da Prefeitura Municipal de Montenegro, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Biocitrus, com apoio da Ecocitrus, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG RS), Emater RS, Grupos Organizados do Lar (Gol’s), Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (Cetam), Associação de Citricultores de Campo do Meio (Citrus Campo) e Associação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here