Soberanas e autoridades participaram hoje da abertura da safra no Passo Salseiro - Crédito: Prefeitura

Foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira, dia 15, a colheita do Moranguinho em Bom Princípio. Em razão da pandemia, neste ano não terá a tradicional Festa Nacional do Moranguinho, que sempre ocorre nesta época em anos ímpares. Mesmo assim a previsão é de uma grande safra da fruta símbolo do município. E as soberanas de Bom Princípio, Caroline Reuss (no dia de seu aniversário), Andressa Henz e Daniela Flach, estiveram em Passo Salseiro, juntamente com autoridades, na abertura da safra.

Abertura da safra ocorreu na manhã desta quarta-feira no Passo Salseiro
– Crédito: Prefeitura

Joemir Steffen, o Schmia, foi o anfitrião, juntamente com sua esposa Adenise, os filhos Matheus e Isabelli, e os seus pais, Eulógio e Nair. Além de Schmitz, Elisete Girotto, da Emater, o secretário da agricultura Volmir Hauser, vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder e o prefeito Fábio Persch se pronunciaram durante o evento que estava inicialmente previsto para ontem, mas foi adiado devido a chuva e com isso ocorreu num belo dia de sol. 

 

Produção de morangos

A produção de morangos em Bom Princípio tem envolvimento de 85 famílias, aproximadamente 400 pessoas, no cultivo de 27 hectares de terra. E o plantio tem evoluído. Tradicionalmente produzido no solo, passou para ambiente protegido, especialmente estufas plásticas, para proteger contra geada, granizo, vento, chuva e outros fenômenos climáticos, garantindo maior produção e qualidade.

Em Bom Princípio há também vasta produção através do sistema semi-hidropônico, também conhecido como cultivo em substrato, que ocorre desde 2011. Também foi implantado o sistema de bancadas, com nível de altura de 1 metro do solo, facilitando a colheita. Há muitas variedades de morangos plantadas em Bom Princípio, cada qual adaptando-se à realidade da propriedade rural em questão e o tipo de plantio utilizado. A mais plantada é a San Andreas, que se adaptou muito bem ao clima e ao cultivo em substrato. Outra bastante plantada é a Albion, assim como a Festival. No solo, a mais plantada é a Camarosa. A produção de morangos em Bom Princípio é próxima a 1 milhão de quilos por safra.

A volta da Festa do Moranguinho

Expectativa é de que a Festa do Moranguinho volte no próximo ano com grandes atrações
– Arquivo/FN

Sobre a festa, que costuma realizar milhares de pessoas no Parque Municipal, estão sendo realizados estudos para que o maior evento da região tenha novas edições e que sabe até volte no próximo ano, com grandes atrações. Na 18ª edição, em 2019, que foi a última realizada, teve público recorde, com mais de 130 mil pessoas em dez dias de atividades. Entre as diversas atrações, destaque para shows nacionais como de Marilia Mendonça, Zé Neto & Cristiano e Fernando & Sorocaba.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here