Mesas e cadeiras foram liberadas para os lanches nos lonões da festa, com os protocolos de prevenção - Divulgação/FN

A programação de shows da Festa de São Sebastião, prevista para acontecer de 11 a 23 de janeiro na Praça da Matriz, assim como instalação de brinquedos, foi cancelada até o dia 18 devido ao aumento nos casos de coronavírus, mas a novena segue normalmente, assim como a venda de cachorro-quente, pastel, outros lanches e bebidas depois das missas. “A programação religiosa tem acontecido todos os dias, com missas nas novenas às 19 horas”, destaca o vigário paroquial, padre Neilor Schuster. Segundo ele, após conversa com o prefeito Júlio Campani e representantes da Secretaria da Saúde, foi constatado que se poderia, desde que tomados todos os cuidados através das medidas de prevenção, colocar mesas e cadeiras nos espaços em que foram montados os lonões. Assim as pessoas têm mais conforto para fazer o lanche e tomar alguma bebida, em área coberta. Isso respeitando o distanciamento, uso de álcool gel e circulando usando máscara. As pessoas podem tanto comprar o lanche e levar para casa, como consumir no espaço do evento. Também é vendido salada de fruta, batata frita e bebidas. Conforme o padre, será assim pelo menos até a próxima terça-feira, dia 18. “Vamos continuar celebrando com segurança, fé e alegria nosso padroeiro”, ressalta.

Venda de lanches é tradicional na festa
– Crédito: Divulgação/FN

A comissão organizadora, em contato com as autoridades locais, segue avaliando a situação para possíveis ajustes na programação. A mais tradicional festa religiosa da região chega aos 142 anos e a expectativa era de que, após não ocorrem os shows no ano passado, também devido à pandemia, pudessem voltar às apresentações neste ano. Por isso foi montada uma programação de ótimas atrações, dos mais variados estilos, com bandas e artistas. Uma estrutura, com área coberta, foi montada junto à igreja e Praça da Matriz.  Entretanto, todos foram pegos de surpresa com a nova situação da pandemia, que teve a elevação dos casos nos últimos dias, mesmo com sintomas mais leves, mas alto contágio. Por isso a necessidade de modificação na programação, como tem ocorrido em outros eventos que estavam agendados. A programação a partir do dia 18, que também incluía shows, procissão e até um Estica São Sebastião, para aproveitar o próximo final de semana, poderá ser mantida. Na quinta-feira é feriado municipal, dia de São Sebastião, quando também ocorre o sorteio do tradicional Colabore, cujas cartelas estão sendo vendidas por 5 reais na secretaria da Paróquia, incluindo ótimos prêmios.

Mudança de padres

A festa também marca as despedidas do padre Neilor e do pároco Alexandre Baptista, que foram transferidos pela Diocese. O padre Neilor Schuster toma posse no dia 4 de março como Coodenador do Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Montenegro e Assistente da Formação do Seminário São João Maria Vianney de Bom Princípio. Já o padre Alexandre toma posse no dia 5 de fevereiro como pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Triunfo.

No dia 30 de janeiro, domingo, às 18h30, ocorre na igreja Matriz do Caí a posse do novo pároco, padre Eduardo Schuster, e do novo vigário paroquial, padre Neori Theisen.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here