Operação X-Com ocorre hoje em 9 cidades gaúchas e de 7 Estados - Crédito: Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou hoje, quinta-feira, dia 29, a Operação X-Com, no combate a crimes de extorsão e associação criminosa praticados por meio do já conhecido Golpe dos Nudes.

Mais de 250 policiais civis cumprem mais de 100 ordens judiciais contra uma organização criminosa que atua em pelo menos 7 estados. A organização criminosa atuava no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Tocantins e Pernambuco. No Rio Grande do Sul a operação inclui nove cidades, entre elas Esteio, Porto Alegre, Canoas, Charqueadas, Montenegro, Novo Hamburgo, Alvorada e Viadutos. Os mandados são contra 32 suspeitos de integrar a organização criminosa que em cinco meses teria movimentado cerca de R$ 32 milhões, com mais de cem vítimas em pouco mais de um ano.

Um total de 187 agentes, inclusive com apoio de Helicóptero, participam da operação visando cumprir 115 ordens judiciais. Segundo a investigação, com ordens de dentro de presídios, os golpistas chegavam a usar indevidamente nomes de policiais, para intimidar e extorquir as vítimas.

No golpe do nudes, o golpista, normalmente um presidiário, se passa por uma adolescente, com imagens falsas, e faz contato com homens mais velhos para trocar fotos íntimas através de mensagens. Depois inicia a extorsão, ameaçando a vítima. Num dos casos deste ano, uma das vítimas, que perdeu cerca de R$ 100 mil, depois tirou a própria vida ao saber que caiu no golpe. Em operações anteriores já foram realizadas buscas na Penitenciária do Pesqueiro, em Montenegro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here