A inauguração do Sagrada Família ocorreu em 1937 com uma procissão da Igreja Matriz até o hospital Arquivo/FN

No ano de 1934 foi abençoada a pedra fundamental do Hospital Sagrada Família e do Asilo, conforme nos relatou a primeira diretora do Museu Histórico Vale do Cahy, Neiva Esteves, que faleceu prematuramente em virtude de grave enfermidade. E logo iniciaram-se as obras do prédio (que é o atual). Antes o hospital já existia, mas estava situado no centro da cidade, frente à praça, no local onde hoje se situa a Escola Estadual São Sebastião. A inauguração do novo prédio do hospital ocorreu em 1937, sendo o ato marcado por uma procissão da Igreja Matriz até o local e festejos populares. As irmãs de Santa Catarina, que já encontravam-se na cidade desde 1909, foram encarregadas da administração do hospital, como acontece até hoje.

Em 1937 foi formado o Círculo Operário, entidade que destacou-se pela construção de casas populares e de uma creche (a Creche Santo Antônio, ainda hoje existente, ao lado da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes).

Em 1942, atendendo a pedidos insistentes de navegantes e pescadores locais, realizou-se a primeira festa de Nossa Senhora dos Navegantes, realizada no mesmo local da atual capela do bairro Navegantes. Em 1944, os festeiros foram Mário Coelho e sua esposa.

Em 1952 ocorreu uma das maiores festas de São Sebastião, tendo como festeiro o doutor Bruno Cassel e sua esposa Maria das Mercês Rey Cassel (conhecida da população como Dona Mercedes). Em fevereiro deste mesmo ano Dona Josefina Jacques Noronha fez um vultoso donativo para a compra de vitrais para a Igreja Matriz.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here