Arquitetos e acadêmicos no 8º semestre de arquitetura podem se inscrever até 31 de julho para o concurso de revitalização do centro do Caí - Crédito: CDL

São Sebastião do Caí é um pólo regional do comércio. O diretor do jornal Fato Novo, jornalista Renato Klein, chegou a desenvolver várias reportagens destacando o Caí como centro de compras da região, por atrair consumidores de vários municípios. E por isso surgiu à ideia do Caí Shopping, que foi tema de inúmeras matérias e eventos no centro, com diversas atrações musicais e artísticas, movimentando a cidade. Baseado nessa proposta, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Rosano Adam Goulart, diz que decidiu retomar o projeto. Rosano, quando secretário de indústria e comércio, conta que ao ver os números da arrecadação do município, percebeu que o comércio tem um percentual muito alto de participação na economia caiense. E com a sua experiência de mais de 30 anos gerenciando a Casa Adam, uma das mais tradicionais lojas da cidade, propôs lançar um projeto de revitalização do centro. “A idéia é reforçar essa condição do Caí como centro de compras”, ressalta o presidente da CDL.

Revitalização do centro vai reforçar a proposta do Caí como centro regional de compras
– Crédito: Arquivo/FN

Rosano diz que manteve contato com o prefeito Júlio Campani, que demonstrou interesse numa parceria entre Prefeitura e CDL. O prefeito lembrou que foi destinada uma emenda parlamentar, pelo deputado-federal Danrlei de Deus Hinterholz, de 250 mil reais, para a revitalização do calçadão e melhorias na Praça Cônego Edwino Puhl. A idéia agora é ampliar essa revitalização do centro. Para isso está sendo lançado o Concurso de Revitalização do Centro de São Sebastião do Caí. Até 31 de julho poderão se inscrever acadêmicos no 8º semestre de arquitetura ou arquitetos já formados. A inscrição vai ocorrer através de encaminhamento de e-mail com os dados e contato para [email protected]. Contatos também podem ser feitos pelo fone 51 999448449 com Camila Teixeira.

Segundo Rosano, o CDL está promovendo duas frentes para incrementar o comércio caiense. Uma delas já está em andamento, que é a inclusão digital, com modernização e qualificação, através de treinamento e melhorias nas lojas, sendo desenvolvido um trabalho de divulgação nas mídias sociais. E o outro é o projeto de revitalização do centro. O presidente da CDL destaca que uma comissão vai receber os projetos inscritos, para ver se cumprem o regulamento. E depois haverá uma votação popular, através das redes sociais, para escolher qual é o mais adequado para São Sebastião do Caí.

Rua coberta

Nos projetos arquitetônicos inscritos devem ser incluídos, por exemplo, uma rua coberta no centro. Como já ocorre em outras cidades, como Nova Petrópolis, Gramado e Pareci Novo, o local será palco para a realização de eventos no centro, movimentando a cidade. Os projetos também deverão ter conexão com a revitalização do calçadão e da Praça, já prevista pela Prefeitura. “Os arquitetos terão de usar da criatividade”, frisa. Importante, também, que as propostas devem manter o número de vagas de estacionamento no centro ou criar mais em ruas adjacentes. Mais detalhes do concurso serão divulgados pela CDL.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here