Após restauração, sobrado deve sediar espaço cultural como para corais e orquestra - Crédito: Prefeitura

Quem passa pela Rua Irmão Weibert percebe os trabalhos na estrutura do prédio histórico, incluindo desde o porão até o sótão, mantendo os traços e a originalidade. A obra está sendo realizada com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura – LIC – PRÓ-CULTURA, e patrocinada por empresas diversas, como as bom-principienses Fibraform e Madesa.

Expectativa é de que obras de restauração sejam concluídas neste ano
– Crédito: Prefeitura

O trabalho de restauro da Casa Selbach é minucioso e resgatará a história de um dos casarios mais tradicionais de Bom Princípio. Situada em frente à Igreja Matriz, a Casa Selbach é referência histórica para Bom Princípio, sendo tombada por decreto em 18 de dezembro de 2015, tendo ali funcionado muitos estabelecimentos comerciais como rodoviária de Bom Princípio, hotel onde paravam principalmente caixeiros viajantes para pernoitar, assim como professoras que lecionavam no Seminário.

Prédio histórico abrigou rodoviária, hotel, salão de eventos e foi palanque para desfiles
– Arquivo/FN

Pela localização estratégica, a casa teve outros usos como salão de festas de cerimônias de casamento e ordenações sacerdotais. Também no terraço do sobrado era instalado o palanque oficial das autoridades quando da realização dos desfiles cívicos ou comícios políticos, além de ser a residência da família Selbach. A expectativa é de que a restauração seja concluída ainda neste ano, com o local passando a ser utilizado como espaço cultural de grupos como corais e da orquestra WBK, além de reuniões e eventos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here