Feira vai funcionar nos sábados pela manhã - Crédito: Prefeitura

Após passar por uma grande reforma do prédio que abrigava há muitos anos a Feira do Produtor de São Sebastião do Caí, o espaço foi totalmente revitalizado e a feira rebatizada com o nome de AGROARTE.

A Feira da Agricultura Familiar, Produtos Coloniais e Artesanato de São Sebastião do Caí foi oficialmente inaugurada na manhã de sábado, dia 30 de julho. O espaço passou por conserto do telhado, pinturas, nova calçada e a construção de dois banheiros, sendo um deles com acessibilidade, além de lavatório para os produtos que serão comercializados pelos produtores do município. A fachada superior recebeu nova identidade visual e o muro externo está sendo decorado com pinturas artísticas de artistas locais. A primeira pintura foi gentilmente criada pela jovem artista caiense, Luíza de Lima Schütz, e traz imagens das flores cultivadas na nossa região. Outros artistas locais seguirão o trabalho, apresentando através de sua pintura, outras riquezas da nossa produção rural e artesanal.

Inauguração ocorreu neste sábado
– Crédito: Prefeitura

A partir de agora, além da comercialização de produtos da Agricultura Familiar, que já era tradicional no local, terá uma novidade. Nessa nova formatação da feira, há espaço para o artesanato, onde os artesãos do município podem expor e comercializar seus trabalhos. E também são vendidos produtos coloniais, veganos, além de folhagens e orquídeas.

Na cerimônia inaugural houve bênção ecumênica proferida pelo Pastor Erwin Barg e pelo Padre Eduardo Schuster, seguida pelo descerramento de uma placa em homenagem ao primeiro secretário da Agricultura de São Sebastião do Caí, João Antônio Klein Neto, que foi representado por seu filho Vinícius Klein, no evento, pois está se recuperando de um problema de saúde. Além da honraria, o homenageado recebeu também um lindo quadro bordado criado pelo artesão Sidnei da Cunha.

Para abrilhantar ainda mais a inauguração, neste sábado teve a apresentação do Coral SESC Maturidade Ativa, seguido do cantor Vinícius Exemberger e para fechar com chave de outro teve o Grupo de Danças TAS Stúdio além da participação da CDL, trazendo para o local o projeto “Sabadou Com a CDL”, com atrações como brinquedos infláveis, pinturinhas para as crianças, venda de chopp da Cervejaria Virgem Atômica, mais a participação do Sicredi e do HS Consórcios.

A AGROARTE abrirá sempre aos sábados pela manhã das 7h30 às 11h30, e terá mensalmente um sábado especial com várias atrações culturais, além da venda de hortaliças, produtos coloniais e veganos, artesanato, folhagens e orquídeas.

Em sua fala na inauguração, o secretaria Municipal da Agricultura Maiquel Kniest, ressaltou que a revitalização da feira só foi possível pelo apoio da administração municipal, na pessoa do prefeito Júlio Campani, além da parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Turismo e Desporto, sob comando do secretário Cristiano Liell e da Coordenadora de Cultura Luana Rosa. Citou ainda o importante apoio da Emater, através de Angélica Kussler, e do Sindicato dos Produtores Rurais, com a presidente Juliana, da Engenheira Alice Fell e da Arquiteta Natália Elwanger, responsáveis pela obra, masi da Câmara de Vereadores. E por fim, Maiquel agradeceu em especial aos feirantes que permaneceram no local nesses 30 anos de existência da feira. Agradeceu também a Cooperativa Sicredi que deu apoio patrocinando os aventais e gorros para os artesão e os Wind banners de identificação da feira.

Já o prefeito Júlio Campani, em sua fala, ressaltou também a importante colaboração da Câmara Municipal de Vereadores, ressaltante que o legislativo tem sido uma grande e incansável parceira dessa administração, apoiando nos projetos de engrandecimento do município. “Cumprimento todos os presentes, mas em especial aos nossos agricultores e artesão. Em nossa administração estamos trabalhando com o máximo do nosso empenho, esforço e seriedade, para entregar à comunidade caiense uma cidade melhor, mais justa humana e igualitária, e acima de tudo, com qualidade, para que vocês homens e mulheres que de sol a lua, labutam na terra para oferecer àqueles que aqui vem, produtos de primeiríssima qualidade como esses que estamos vendo aqui hoje. Cumprimento os nossos artesãos, que no ano passado, início de nossa administração, nos procuraram, para que pudéssemos disponibilizar a eles um espaço adequado, digno e bonito para poderem expor o fruto de seu trabalho, de sua arte e criatividade, e hoje temos o hoje o privilégio de poder estar entregando a vocês todos esse espaço”, salientou.

O presidente da Câmara, vereador Cláudio Becker, reiterou que o legislativo estará sempre ao lado e apoiando os projetos que sejam para o bem e o crescimento positivo de São Sebastião do Caí.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here