Doutor Paulo, além de atleta, médico!
Nos anos sessenta o nosso futebol não remunerava muito bem os atletas, principalmente os que atuavam em clubes considerados pequenos. Muitos atletas aproveitavam o tempo ocioso para estudar e assim garantir bem melhor o seu futuro. Nessa época a Odontologia era o curso preferido dos jogadores da época. Como exemplo menciono Milton Kuelle, Gessy Lima, Verardi, Wolney entre outros.
Motini e Caramuru, o nosso entrevistado nesta edição, optaram por estudar Medicina. Quando foi contratado pelo Farroupilha de Pelotas, Caramuru já tinha decidido se tornar médico em Pelotas. O seu nome completo é Paulo Vernei Diefenbach da Silveira, sendo natural de Jaguari, onde nasceu dezessete de setembro de 1941. Iniciou suas atividades esportivas nas divisões inferiores do Força e Luz de onde se transferiu para os juvenis do Inter em 1959.
A equipe colorada nesse ano jogava com Caramuru; Bruno, Ari Ercilio, Daudt e Marcos; Cláudio Dahne e Paulo Berg; Sepe, Paulo Véchio e Marino. Em 1965 foi contratado pelo Farroupilha, que era escalado com Caramuru; Cascudo, Osmarino, Noel e Betinho; Noredim e Wilson Carvalho; Celso, Lelo, Paré e Dias. No ano seguinte o “Farrapo” ia a campo com Caramuru; Cascudo, Osmarino, Noel e Betinho; Gilnei e Wellington; Celso, Lelo, Wilson Carvalho e Dias. Em 1967 o clube do estádio do Fragata atuava com Caramuru;Cascudo, Osmarino, Noel e Betinho; Noredim, Lelo e Gilnei; Celso, Paraguaio e Dias.
Em 1969 o tricolor pelotense formava com Caramuru; Cascudo, Otávio, Gladstone e Nilton; Orcina, Lelo e Longa; Celso, João Francisco e Dias. No final desse ano, quando concluiu o curso de medicina, Caramuru abandonou os gramados e se mudou para São Sebastião do Caí, onde até hoje mantém uma bem montada clínica. Caramuru considera que Gilmar dos Santos Neves, Castilhos, Manga, Gainete, Negri e Geóvio foram os melhores goleiros que viu em ação. As suas partidas inesquecíveis foram os clássicos pelotenses BRA X FAR E FAR X PEL.. Os seus ídolos nos gramados são Falcão, Pelé, Garrincha e Neymar.
O apelido Caramurú é devido ao fato do seu pai ser o proprietário da Gráfica Caramuru que se localizava na rua Alcides Cruz, em próximo do estádio da Timbaúva, que pertencia ao Força e Luz. Assim, resgatamos a história futebolística de Paulo Vernei Diefenback da Silveira, o Caramuru , que inegavelmente foi um dos melhores goleiros do futebol pelotense em todos os tempos hoje é um muito bem sucedido médico.
FONTE: Jornal A Semana
0 Comentários