Cartório especializado vai investigar crimes de maus-tratos e crueldade contra animais - Crédito: Prefeitura

A Delegacia de Polícia de Montenegro deu mais um passo importante no combate aos maus tratos e em defesa dos animais. Nesta quarta-feira, dia 11, a DP passou a ser oficialmente considerada “Amiga dos Animais”. O objetivo é ampliar a proteção a cachorros, gatos, cavalos, entre outros bichos que sofrem algum tipo de violência.

As Delegacias de Polícia Amigas dos Animais foram lançadas no Estado em 5 de abril, a partir de um projeto que institui cartórios especializados na investigação de crimes de maus-tratos e crueldade. O objetivo é atender a uma demanda antiga dentro da Polícia Civil e surge menos de meio ano depois da aprovação da Lei 1.095/2019, que aumenta a punição para o crime de maus-tratos contra cães e gatos para dois a cinco anos de reclusão, além de multa e a proibição da guarda do animal.

A legislação protege animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo cães e gatos, que, aliás, por serem os animais mais comuns em residências são as principais vítimas. Agredir fisicamente, deixar sem comida ou água, sem abrigo adequado ou não procurar um médico veterinário em caso de doença do animal configura maus-tratos.

Registros continuam na DPPA, mas investigação será pela 1ª DP
– Crédito: Prefeitura

O delegado regional Marcelo Farias Pereira, a delegada Sandra Mara Guaglioni Neto e o delegado André Roese receberam convidados na 1ª DP, situada na rua José Luiz. O delegado André explicou que as denúncias seguem sendo registradas no plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), mas a investigação será conduzida pela 1ª DP.

O prefeito Gustavo Zanatta e o vice Cristiano Braatz participaram da instalação simbólica. Os vereadores Gustavo Oliveira (PP) e Ana Paula Machado (PTB) e entidades ligadas à proteção dos animais também estiveram na Delegacia.

Outros municípios da região, como São Sebastião do Caí, Bom Princípio e Feliz também passaram a ter o selo de Delegacia Amiga dos Animais, com cartórios especializados em crimes de crueldade e maus-tratos contra animais.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here