Youtube, Instagram e Facebook serão plataformas para o Projeto Música Toca! - Divulgação/FN

Na certeza de que é possível ensinar e aprender, difundindo conhecimento à comunidade, está sendo lançado hoje, quarta-feira, dia 16 de junho, o Projeto Música Toca, com o envolvimento de profissionais da Academia Musical Dessotti, de Bom Princípio.

Aprovado junto à Fundação Marcopolo, o Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, abre portas ao conhecimento público e amplo, em especial dos jovens, formando amantes da música, indiferente do seu estilo.

A proposta é permitir a todos, indistintamente, o acesso ao aprendizado de um instrumento de sopro, seu funcionamento sua história, seu uso nas mais diversas formações musicais e, principalmente, uma introdução à prática dos mesmos. Também, como complemento, aulas de conhecimento básico em Teoria Musical, Solfejo e História da Música, buscando uma formação integral e vislumbrando o interesse do público alvo no aprendizado continuado da arte musical.

Cabe lembrar que a música para a formação integral de crianças, jovens e adultos já era praticada desde a antiguidade. O tempo-espaço da instituição escolar registra ao longo da história os benefícios que as aulas de música podem trazer. Este privilégio não deve ser restrito aos “talentosos” ou aos que podem pagar aulas particulares. O acesso ao aprendizado do “pensar musicalmente” deve ser estendido a todos indistintamente de dotes artísticos ou condições financeiras.

O Projeto Música Toca! Busca permitir o acesso às arte musical àqueles jovens que desejam aprender a tocar um instrumento de sopro mas não tem condições de pagar por uma aula particular, tendo em vista o custo elevado das mesmas e o evento da Pandemia Covid-19 que impossibilitou esta atividade de forma presencial. As videoaulas serão atraentes e objetivas, buscando despertar tanto o interesse do aluno que está iniciando sua prática instrumental quanto do leigo que terá se primeiro contato com o instrumento.

Primeiras atividades

As primeiras atividades apresentadas nesta quarta, 16 de junho, tem relação com aulas de Clarinete, Trompete, Trombone e Saxofone. Além de explicações básicas sobre os instrumentos os professores Davi, Sophia, Pietro e Lorenzo (casal e filhos da família Dessotti), trarão orientações sobre as possibilidades que cada instrumento traz no mundo da música. Em momento seguinte a professora Mariliane Dessotti participará das atividades com aulas a respeito de História da Música e também Flauta Doce.

O projeto vai ao encontro da necessidade da comunidade – em especial do vale do Caí – de modo que as pessoas possam assistir as aulas e terem oportunidades de conhecer algo mais sobre a música e se encantar com diferentes sonoridades. “Por se tratar de uma linguagem universal, a música merece ser estudada. Ser músico requer, fundamentalmente, comprometimento e dedicação, podendo o talento nato ser lapidado através da prática e de orientações de professores”, citou Davi Dessotti, que também é regente da Orquestra WBK, lembrando da importância de acompanhamento na formação de novos instrumentistas.

No total serão 32 videoaulas de música roteirizadas, narradas e executadas por cada professor contando com rico material gráfico e exercícios práticos de cada instrumento. As gravações e edições serão realizadas em estúdio profissional e serão postadas no canal do YouTube da Academia Musical Dessotti durante oito semanas seguidas (com quatro aulas por semana). Os links serão amplamente divulgados e compartilhados – nas mídias tradicionais e nas redes sociais – visando o acesso geral.

Para os integrantes do projeto, o principal legado é integrar os jovens culturalmente ativos, dos mais diversos grupos de atividades artísticas. Em particular as Orquestras de Sopros que são uma tradição muito forte em toda a região. O Projeto Música Toca! irá contribuir na continuação da formação destes jovens que tem interesse no aprendizado de um instrumento ou de músicos iniciantes que deixaram de ter aulas práticas e ensaios desde o início da Pandemia Covid-19. O Projeto Música Toca! visa manter os jovens na prática musical com aulas virtuais.  Através da criação de grupos de interação (WhatsApp, Instagram e Facebook) esses jovens poderão trocar experiências, vivências e conhecimentos ao se identificar com a prática do outro.

Como acompanhar:

@musica_toca – no Instagram

@musicatoca – no Facebook

Musica Toca – no Youtube

Este Projeto é realizado com recursos da Lei 14.017/2020 a Lei Aldir Blanc.

 

Texto: Alex Steffen

Contato – Whatsapp – 51.999469966

Maiores informações: Davi Dessotti

Contato – Whatsapp – 51. 99693.3084

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here