Prefeitura socorre moradores do Residencial 5 de Maio que ficaram sem água

Caminhão-pipa está abastecendo os reservatórios - Crédito: Prefeitura
Desde a tarde de sexta-feira passada, dia 25, a Administração Municipal de Montenegro está abastecendo as caixas d’água do Residencial Cinco de Maio, onde o fornecimento foi cortado pela Corsan por falta de pagamento. No trabalho, está sendo empregado um caminhão-pipa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e mão de obra da pasta de Viação e Serviços Urbanos. A princípio, o socorro aos moradores será mantido até sexta-feira, na expectativa de que, ao longo da semana, o problema seja resolvido pelo síndico e a administradora do condomínio junto à estatal.
O conjunto habitacional Cinco de Maio existe há mais de 10 anos, fruto de um projeto social do Governo Federal voltado a famílias de baixa renda. O papel do Município no processo ficou limitado à cedência da área e à definição de quem iria ocupar os 160 apartamentos. No Residencial, os hidrômetros não são individualizados e mesmo que alguns paguem a conta, raramente se junta o valor total. Por isso, a dívida com a Corsan soma em torno de R$ 140 mil.
A Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD) está mediando um acordo com a Corsan para que a água seja religada e se encontre uma forma de individualizar a cobrança. Assim, os eventuais cortes atingiriam somente aqueles que não pagam. A discussão também envolve a Defensoria e o Ministério Público.
Ao tomar conhecimento do problema, o prefeito Gustavo Zanatta imediatamente determinou o abastecimento das caixas d’água com o caminhão-pipa. “A água é essencial à vida e, entre os prejudicados, há pessoas idosas, doentes e crianças. Seria uma desumanidade deixá-las sem água para beber, para preparar os alimentos e fazer a higiene”, afirma. O prefeito também colocou a equipe da SMHAD à disposição para atuar junto à Corsan em busca de um acordo. “Embora a solução não seja responsabilidade do Município, água é saúde e bem-estar. Não se pode abandonar estas pessoas”, conclui.

0 Comentários

Deixe um Comentário

16 + 19 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página