Péssimo estado da RSC 287 aumenta o risco de acidentes
A RSC 287, no trecho entre o cruzamento com a RS 411 (trevo do Frigonal), no Passo da Serra, em Montenegro, e o entroncamento com a BR 386, em Coxilha Velha, em Triunfo, mais parece uma rodovia em completo abandono. São muitos os buracos e ondulações na pista, além da falta de acostamentos, drenagem e sinalização. E com isso aumenta o risco de acidentes, ainda mais em dias de chuva e neblina. Não é à toa que ao longo das margens do trecho são avistadas várias cruzes, lembrando as inúmeras tragédias em acidentes fatais que já ocorreram nos últimos tempos.
Ainda neste ano o Daer, que é o responsável pelo trecho, depois de muitas reclamações realizou alguns remendos, mas pouco adiantou. Conforme o Daer, foram investidos 650 mil reais no trecho, buscando recuperar pontos mais críticos. E há cerca de quinze dias, segundo o Daer, houve uma operação tapa-buracos. Entretanto, após as últimas chuvas, a pavimentação se deteriorou ainda mais e ficou em situação mais precária. A rodovia é considerada a pior da região.
O vereador Talis Ferreira (PP) esteve ontem, quarta-feira, verificando as condições de todo o trecho. E inclusive gravou um vídeo mostrando aos internautas. Alertou também para a situação do chamado trevo do Shell, no cruzamento da RS 240 e início da RSC 287 com a BR 470 e Rua Buarque Macedo, no principal acesso ao centro de Montenegro, que é de responsabilidade da EGR. Na rótula, próximo ao Parque Centenário, novamente são muitos os buracos, que aumentaram após as últimas chuvas.
A situação também piorou e aumentou a buraqueira no trecho entre o Passo da Serra e a Coxilha Velha, principalmente na altura da localidade de Muda Boi. Motoristas tentam desviar dos buracos, inclusive trafegando na contramão, o que aumenta o risco de acidentes.
Talis informou que vai enviar ofício ao Governo do Estado pedindo providências. “Precisa urgente de melhorias”, ressalta. O deputado estadual Airton Lima (PL), que mora atualmente em Montenegro e que já tinha solicitado melhorias para a rodovia, diz que enviou novo ofício ao Daer e Governo solicitando melhorias urgentes.
Conforme o Daer, as condições de trafegabilidade do trecho serão restauradas assim que forem executados os serviços de recuperação e sinalização previstos no Plano de Obras 2021 -2022 do Governo do Estado. O departamento informa que serão investidos mais de R$ 2 milhões no trecho entre o entroncamento da ERS-411 (para Brochier) e o cruzamento com a BR 386.
O Governo do Estado também incluiu o trecho da RSC 287 no projeto de concessão, chegando a anunciar uma praça de pedágio para a localidade de Muda Boi. Mas depois informou que houve engano e o pedágio deveria ser implantado no trecho entre Montenegro e Capela de Santana. Segundo o Governo, devido a falta de recursos, a rodovia só será totalmente recuperada e inclusive duplicada através da concessão e instalação de pedágio. Mas isso ainda depende de aprovação, já que resiste resistência com relação a localização dos pedágios, valores propostos para as tarifas e o modelo de concessão.
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