Rótulas da RSC 287 estão prontas, mas EGR promete aumentar segurança na travessia de pedestres

Melhorou a travessia da rodovia para os motoristas, mas ainda devem ser feitos alguns ajustes para aumentar a segurança dos pedestres e ciclistas cruzarem a faixa - Crédito: Filipe Serena

A construção das rótulas e vias laterais mudou por completo o acesso a Montenegro através da RSC 287. As obras ainda não estão completamente concluídas, mas é um novo cenário.

Com investimento de R$ 4,3 milhões, os motoristas agora passam a ter mais facilidade e segurança para atravessar a rodovia nos cruzamentos com as ruas Ramiro Barcelos (Trevo do Ipiranga) e coronel Antônio Inácio (Trevo da Renauto). Junto as rótulas existem refúgios centrais, permitindo que os condutores atravessem uma pista e depois a outra. Isso agiliza a travessia, principalmente em horários de maior movimento. Além disso, as novas vias laterais também facilitam o acesso.

Rótulas facilitaram a travessia dos veículos, mas faltam ajustes para aumentar a segurança para os pedestres e ciclistas
– Crédito: Filipe Serena

Foram cerca de seis meses de obras, com previsão de conclusão agora no final de dezembro. Ainda faltam alguns detalhes, principalmente no que se refere a sinalização. O diretor técnico da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luis Fernando Pereira Vanacôr, diz que também serão feitas algumas adaptações e ajustes. Junto das rótulas devem ser feitas faixas elevadas de segurança para a travessia de pedestres e ciclistas. Serão como lombadas ou quebra-molas, para reduzir a velocidade dos motoristas e ao mesmo tempo dar mais segurança para os pedestres atravessarem. Foi pintada uma faixa de segurança, mas Vanacôr diz que é mais para fase de testes e demarcação. Também deve ser melhorada a questão da acessibilidade, já que os cordões altos dos canteiros dificultam, por exemplo, a travessia de cadeirantes. E ainda falta a conclusão da via lateral entre a altura da loja Taqi e a rua Getúlio Vargas, junto ao bairro Santo Antônio, que ainda não tem asfalto. “Faltam as obras complementares. Estamos em contato com a Prefeitura e a comunidade para ver os ajustes. Encerrou a obra rodoviária, mas não a interação com a população”, ressalta Vanacôr.

Montenegro ganhou uma nova entrada da cidade, com investimento de mais de R$ 4 milhões
– Crédito: Filipe Serena

A preocupação maior agora é justamente com a travessia de pedestres e ciclistas. Mesmo que junto às rótulas eles possam utilizar os canteiros centrais como refúgios, atravessando uma pista de cada vez, a rodovia ficou mais larga com as rodovias laterais e o risco de atropelamentos aumenta. Por isso a importâncias das faixas de segurança com lombadas, além do reforço na sinalização. O ideal seria a construção de passarela, mas isso não está previsto neste projeto e terá que ser buscado junto à concessionária que assumirá a concessão da rodovia no lote 3 a partir de janeiro, quando a RSC 287, RS 240 e RS 122, entre outras rodovias da região, deixarão de ser administradas pela EGR.

A Prefeitura, que intermediou os contatos com o Governo para conseguir esta grande conquista, deverá agora reivindicar mais melhorias. Também deve ser providenciada a iluminação, para aumentar a visibilidade no trecho. As lombadas eletrônicas, que foram retiradas do trecho perto da estação rodoviária, podem ser transferidas para outro ponto, como no bairro Panorama, onde não estão previstas melhorias nesta etapa e o trecho segue muito perigoso, ainda mais com a instalação de um grande supermercado na margem da rodovia. Além de sinalização e busca por acesso e passarela também no bairro Panorama, a Prefeitura pretende realizar melhorias junto ao antigo viaduto da Rede Ferroviária Federal (ponte seca), permitindo uma melhor travessia na ligação entre o bairro Centenário e a localidade de Faxinal.

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