Montenegro reforça equipe para prevenir e combater a Dengue
Os 163 focos de mosquito Aedes Aegypti já localizados em Montenegro colocam a Administração Municipal em alerta. Como o verão está chegando e é justamente a época mais perigosa para a proliferação do inseto, transmissor da Dengue, do Zika vírus, da Febre Chicungunya e da Febre Amarela Urbana, a necessidade de reforçar as equipes de controle foi uma das alternativas encontradas.
A Administração Municipal encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei que prevê a contratação, em caráter temporário e administrativo, de mais dez agentes de combate a endemias. Eles se somarão aos 11 que já estão em atividade. Seu principal trabalho será visitar as casas e verificar a presença de locais e objetos que permitam o acúmulo de água, onde o Aedes costuma depositar seus ovos.
A chefe da Vigilância em Saúde, Beatriz Garcia, explica que o setor atua forte nos bairros não só para combater o vírus, mas para conscientizar a população. “A comunidade tem um papel fundamental para evitar que haja casos de Dengue na cidade”, aponta. O bairro com maior incidência de focos do Aedes é o São Paulo, com 24 pontos encontrados desde o início de 2021.
De acordo com o projeto de lei, o reforço na equipe é amparado pelo artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal e pelo artigo 19, inciso IV, da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. Os novos contratos terão validade de seis meses, com possibilidade de renovação pelo mesmo período. A votação da matéria pelos vereadores deve ocorrer nos próximos dias.
0 Comentários