Montenegro ganha Centro de Saúde Mental Infantojuvenil
A Prefeitura de Montenegro inaugurou nesta terça-feira, dia 28, o Centro de Saúde Mental Infantojuvenil que irá compor a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município. Destinado ao atendimento de crianças e adolescentes que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves, o espaço foi criado levando em consideração o grande aumento, no último ano, da demanda por atendimentos em saúde mental nesta fase.
Como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) não possui estrutura física adequada para realização da atenção na infância e na adolescência, o projeto será desenvolvido pelo município dentro do novo espaço e irá incluir o atendimento de jovens com outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Estão incluídos, nessa categoria, os autistas.
De acordo com a coordenadora da área de saúde mental de Montenegro, Camila Anversa, a reforma psiquiátrica, formalizada pela lei 10.216 de 6 de abril de 2001, inicia a construção de um modelo humanizado de atenção integral na rede pública de saúde, que não prioriza mais a hospitalização como única forma de tratamento. Segundo ela, Montenegro iniciou a organização dos serviços de saúde mental no ano de 2007 com a abertura do CAPS I Novo Horizonte, voltado para o atendimento diário de pessoas que apresentam quadro de transtorno mental severo e persistente.
“O Programa de Saúde Mental de Montenegro visa promover a qualidade de vida das pessoas que apresentam sofrimento psíquico, bem como de seus familiares, em uma atenção comunitária, voltada para o cuidado e a reabilitação psicossocial”, enfatiza. Camila salienta que o Município busca, com a inauguração, potencializar os recursos existentes em parceria e corresponsabilidade com Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família e ações intersetoriais. “O intuito do novo espaço é melhorar a abordagem, o acolhimento, o tratamento e o encaminhamento a esse público, visando qualificar o atendimento, minimizar agravos e evitar internações desnecessárias”, complementa a coordenadora da área.
O Centro de Saúde Mental Infanto-Juvenil está localizado na rua Ricardo Jahn, número 320, bairro São Paulo. Para a secretária municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, o espaço trará mais qualidade no atendimento para uma especialidade muito delicada. “A saúde mental, principalmente quando se fala de crianças e adolescentes, é um tema de extrema importância que precisa ser tratado com muito cuidado e atenção”, pondera a titular da pasta.
Na inauguração, o prefeito Gustavo Zanatta destacou que o espaço visa garantir dignidade para estes menores. “São crianças e adolescentes que precisam de atenção integral. Assumi o compromisso de criar este espaço, e estamos inaugurando hoje, muito felizes”, frisou o prefeito. O presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Vieira da Silva, os vereadores Talis Ferreira (PP) e Ari Müller (PP), além de secretários municipais também participaram da solenidade.
O novo espaço
O Centro contará com vários profissionais para atendimento e manutenção: três psicólogas, duas enfermeiras, uma higienizadora, um educador físico, um terapeuta ocupacional, dois médicos psiquiatras, sendo um deles infantil, uma assistente social, um assistente administrativo, uma artesã/oficineira, um motorista e um estagiário. O espaço contará com uma boa estrutura para atendimento da população, com dois consultórios, uma sala de recursos, um espaço de convivência, um local para oficina terapêutica, dentre outros locais.
0 Comentários