Iniciam hoje os exames de PSA nos postos de saúde

Testagem integra a programação do Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata - Crédito: Prefeitura
Integrando a programação do Novembro Azul, a Secretaria Municipal da Saúde de São Sebastião do Caí inicia nesta quarta-feira, dia 17, a testagem de PSA nos postos de saúde do município. Serão contemplados todos os homens com 40 anos ou mais que procurarem atendimento nos postos. Será oferecida essa testagem até o final de novembro, tendo como objetivo incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
No nosso município, pelo SUS ainda não há atendimento com urologista. Existe na Secretaria Municipal da Saúde um clínico geral designado especialmente para o atendimento dos homens, e quando necessário são encaminhados para atendimento com Urologista fora do município, via Sistema Único de Saúde. No sistema particular há um especialista em Urologia que atende na cidade, no Centro Médico.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA:
A seguir, reunimos algumas informações importantes sobre a doença, para você conhecê-la melhor.
1 – As principais causas
• Idade
Problema é mais comum após os 50 anos.
• História familiar
Quando um indivíduo tem pai ou irmão que foi diagnosticado antes dos 60 anos com câncer de próstata, o risco de ter o problema é de três a dez vezes maior que na população geral.
• Estilo de vida
Entre os hábitos ruins que aumentam o risco da doença podemos citar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o sedentarismo, o tabagismo e a má alimentação. Para driblar o câncer, é importante comer mais vegetais e evitar fast-food, alimentos processados e refrigerantes, além de fazer exercícios físicos regularmente –cerca de 30 minutos, ao menos cinco vezes por semana.
• Obesidade O excesso de gordura corporal deixa o organismo em um estado de inflamação constante e afeta a produção de vários hormônios. Tudo isso aumenta o risco de células se desenvolverem desordenadamente, dando origem a diversos tumores.
• Uso de anabolizantes.
2 – Sintomas são silenciosos
O câncer de próstata muitas vezes demora para apresentar sinais. Quando os sintomas da doença são percebidos pelos homens, geralmente o tumor já está em fase avançada, o que reduz a chance de sucesso do tratamento-daí a importância do diagnóstico precoce da doença.
Os principais sintomas do câncer de próstata são:
• Dificuldade para urinar (por exemplo, demora para começar e terminar);
• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e/ou à noite;
• Diminuição do jato de urina;
• Dor ou ardor ao urinar;
• Presença de sangue na urina ou no sêmen;
• Dor ao ejacular
3 – Exames para detectar câncer
A maior parte dos casos de câncer de próstata costuma aparecer após os 55 anos.
A orientação é que, após uma primeira avaliação com o médico, define-se quando é recomendado iniciar e repetir os exames-como o de toque retal e o PSA. Quem tem um histórico do tumor na família, por sua vez, precisa começar a fazer esse check-up antes, aos 45 anos, e voltar ao consultório uma vez por ano para continuar o acompanhamento.
Devido à probabilidade de se descobrir tumores que não precisam ser tratados (por não evoluir de forma agressiva e não colocar a vida do indivíduo em risco), é importante esclarecer que a solicitação dos exames deve partir do urologista em acordo com o paciente, e nunca de forma compulsória.

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 × 3 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página