Consulta Popular amplia em mais de 50% os recursos para o Vale do Caí

Prefeitos estiveram reunidos em São Vendelino para tratar do planejamento estratégico de desenvolvimento do Vale do Caí - Crédito: Prefeitura de São Vendelino

Entre os dias 14 e 21 de novembro acontece mais uma edição da Consulta Popular. Promovida pela Secretaria de Planejamento , Governança e Gestão do Estado, irá disponibilizar 55 milhões de reais para a aplicação em investimentos de propostas que serão sugeridas diretamente pela população do Rio Grande do Sul. Deste montante, 50 milhões de reais serão destinados para os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), sendo que 80% dos recursos serão distribuídos de forma igualitária entre os Conselhos e 20% partilhados por meio de um rateio, levando em consideração os índices de desenvolvimento socioeconômico, o Idese de cada região.

Serão destinados mais 5 milhões de reais para os nove Coredes com maior número de votação. Por isso a participação popular é importante e na quinta-feira da semana passada já houve uma audiência pública no auditório da UCS, em São Sebastião do Caí, com a participação de prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças, para tratar das demandas da região que deverão constar na cédula de votação.

Conforme o presidente do Coredes, Alzir Bach, foram destinados neste ano, pela Consulta Popular, 1 milhão e 714 mil reais, para serem aplicados no Vale do Caí no próximo ano. O valor é mais de 50% superior ao do ano passado, quando foi de R$ 1.028.571. Na assembléia regional foi decidido novamente por demandas voltadas para a agricultura familiar. Portanto, serão duas demandas referentes a irrigação para as propriedades, em razão dos prejuízos que a zona rural teve nos últimos anos com a falta de água, principalmente na última estiagem. Em 2021 as demandas também se referiram ao uso múltiplo de água, que foi a mais votada, e armazenamento de água.

Assim como no ano passado, a votação no próximo mês vai ocorrer de forma online, através do aplicativo colab e no site da consulta popular, bastando informar o número do título de eleitor, CPF e data de nascimento. Alzir ressalta a importância da maior participação da população do Vale do Caí. No ano passado votaram apenas 1.824 eleitores dos 19 municípios da região, o que representou somente 2,14% de participação. E isso que a votação chegou a ser prorrogada. Como os eleitores podem votar pelo celular ou computador, sem sair de casa ou do serviço, de forma fácil e rápida, deverá ser feita uma mobilização da região para conscientizar sobre a importância da participação.

Planejamento Estratégico

Na última quinta-feira, dia 20, os prefeitos da região também estiveram reunidos no município de São Vendelino. Tendo como motivação o planejamento de desenvolvimento estratégico do Vale do Caí até 2030, os prefeitos trataram de assuntos variados como um plano turístico regional, câmara de citricultura com a preocupação de pragas como Greening e também pautas ligadas à segurança. Segundo o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (AMVARC), o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, o intuito do trabalho de desenvolvimento estratégico é pensar a região como um todo, com troca de experiências, buscando o crescimento do Vale do Caí de maneira estruturada e sustentável.

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 × cinco =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página