Lula deve sobrevoar trajeto do prolongamento da BR 448 nesta sexta-feira

Ministro Paulo Pimenta (foto) disse que sobrevoo do trajeto da obra será o primeiro compromisso da visita ao Estado - Crédito: Facebook/Paulo Pimenta

Uma das obras previstas para constar no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, que será lançado no próximo mês de julho, é o esperado prolongamento da BR 448 até o município de Portão. A chamada Rodovia do Parque, que vai atualmente do entroncamento com a BR 116 em Sapucaia do Sul até a BR 290 em Porto Alegre, com extensão de 22 quilômetros, deverá ser ampliada em mais 18 quilômetros.

Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o gaúcho Paulo Pimenta, a expectativa é de investir cerca de 7 bilhões de reais nos próximos quatro anos nas estradas do Rio Grande do Sul, sendo R$ 1,7 bilhão já neste ano. E boa parte deste recurso deve ir para a extensão da BR 448, que tem um custo estimado de R$ 1,6 bilhão.

Prolongamento terá 18,7 quilômetros entre Sapucaia do Sul e Portão
– Reprodução/DNIT

Durante o Congresso Estadual de Infraestrutura realizado pela Federasul na última quinta-feira, em Porto Alegre, Pimenta lembrou que já foi contratado o projeto executivo da obra, no qual será definido o orçamento, trabalho que deve ser entregue em junho do próximo ano. E o ministro ressalta que na viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado, marcada para a próxima sexta-feira, dia 30, uma das agendas é relativa ao prolongamento da Rodovia do Parque, inclusive com sobrevoo do trajeto da obra que deverá ser licitada. Também devem ser conferidos os trabalhos de duplicação das pontes do Rio do Sinos na BR 116, que devem ser concluídos até dezembro, e a construção do novo viaduto no bairro Scharlau, em São Leopoldo, prevista para terminar até a metade do próximo ano.

Projeto deve ficar pronto no início de 2024 e se projeta construção em três anos
– Crédito: DNIT

Importância para o Vale do Caí

O prolongamento da BR 448 é de grande importância para o Vale do Caí, pois vai encurtar a distância para a capital e desafogar a BR 116. O custo alto da obra é decorrente de elevadas, como de quase quatro quilômetros junto com uma ponte sobre o Rio dos Sinos, em São Leopoldo, evitando impactos ambientais e represamento de águas.

Extensão entre Portão e Caxias teria 82 quilômetros e custo de mais de R$ 8 bilhões
– Reprodução/DNIT

A expectativa é de que a construção demore cerca de três anos, mais o tempo de elaboração de projetos, podendo estar concluído o prolongamento em 2027. Também já se cogita a extensão da BR 448 até Caxias do Sul, com mais 82,6 quilômetros. Seria um terceiro trecho, desde Portão, ligando com a RS 452 no Vale Real, RS 453 e BR 116. O DNIT, inclusive, já tem a aprovação para realizar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental. O investimento neste prolongamento é muito maior, de cerca de 8 bilhões de reais. Entretanto, é preciso avançar no sentido de elaborar projeto e buscar recursos.

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