KLL Transportes: nova empresa da coleta de lixo em Montenegro tem 17 anos e atua em 7 cidades

Empresa contratou 17 funcionários e conta com 6 caminhões para realizar a coleta em Montenegro

Desde o final do mês de março, a KLL Transportes assumiu a coleta de lixo em Montenegro. A empresa, com sede em Portão e que tem 17 anos de atuação, foi à vencedora da licitação aberta pela Prefeitura em maio do ano passado, visando à contratação para prestação do serviço pelo período de até cinco anos. Desde 2020, a coleta em Montenegro funcionava na base de contratos emergenciais de até seis meses, causando transtornos e insegurança.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Ronei Cavalheiro, por orientação do Tribunal de Contas do Estado, a concorrência foi dividida em dois lotes. O primeiro prevê o recolhimento domiciliar de resíduos sólidos e orgânicos no perímetro urbano e na zona rural e seu transporte até a estação de transbordo, onde deve ser triado. O segundo lote contempla a condução dos resíduos sólidos que não podem ser aproveitados até a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), em Minas do Leão, para deposição final.

KLL Transportes foi a empresa vencedora da licitação em Montenegro

A KLL vai operar na coleta com seis caminhões mecanizados e 17 funcionários. E a mesma empresa vai assumir também o transporte dos resíduos para Minas do Leão.

O prefeito Gustavo Zanatta saúda o desfecho da licitação. “Estamos finalmente conseguindo acabar com a ‘era dos contratos emergenciais’, que geravam muita perda de tempo e insegurança. Esperamos que Montenegro seja uma cidade cada vez mais limpa”, destaca.

KLL atua em 7 cidades

Com estação de transbordo (reciclagem) e escritório em Capela de Santana, a KLL Transportes já atua no ramo desde 2006 e é a responsável pela coleta também nas cidades de Vale Real, São José do Hortêncio, Linha Nova, Picada Café, Portão e Capela de Santana. Iniciou como empresa familiar e hoje conta com mais de 60 funcionários.

Encarregado em Montenegro, Luis Fernando Barrento, e sócia-gerente Claudia Moutinho, pedem a colaboração da população

Sócia-gerente da KLL Transportes, Claudia Moutinho diz que a fase de transição foi tranqüila, já que contratou a maioria dos colaboradores que já atuavam no recolhimento na cidade. “Estamos seguindo o previsto no edital, com o mesmo itinerário”, ressalta. Segundo o encarregado pela empresa em Montenegro, Luis Fernando Barreto, alguns horários de coleta estão sofrendo alterações para melhor atender a comunidade.

Claudia calcula que Montenegro tem uma média de 35 toneladas de lixo recolhidos por dia e pede a colaboração da população no sentido de separar os materiais, já que tem também a coleta seletiva. Outro alerta é com relação aos condomínios, já que existe muitas vezes a dificuldade de acessar quando está chaveado. Também tem a preocupação com relação aos cães, que podem atacar os coletores, e vidros, seringas e outros materiais que podem ocasionar ferimentos nos trabalhadores, não devendo ser colocados junto com o lixo comum. Claudia ainda pede para as pessoas colocarem as lixeiras e container na faixa amarela, para não dificultar a coleta e o trânsito. E não deixar lixo espalhado dentro de lixeiras, colocando os materiais dentro de sacos.

Primeira mulher proprietária de uma empresa de coleta de lixo no Estado, Claudia enfatiza que a KLL tem procurado abrir vagas também para o trabalho feminino. “Em Portão tivemos a primeira mulher atuando como gari e esperamos fazer o mesmo em Montenegro”, destaca.

Em Montenegro a KLL abriu escritório na frente da empresa Tanac, junto ao antigo posto de combustíveis. E qualquer reclamação ou sugestão pode ser passada através do telefone e whats 99572 8724, diretamente ao encarregado Luis Fernando Barreto. E em alusão aos 150 anos do município, os caminhões também serão adesivados com símbolos de Montenegro.

0 Comentários

Deixe um Comentário

20 − dois =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página