Campani diz que segue lutando para mudar o local do pedágio

Na manhã de ontem, segunda-feira, dia 21, o prefeito Júlio Campani reuniu-se com lideranças para explanar como vai funcionar o pedágio em modelo “free flow”, apresentado na última quinta-feira pelo Governo do Estado.

Na ocasião, estavam presentes o vice-prefeito Mozar Hoff, os membros da Comissão de Moradores do bairro Areião, o Presidente da Câmara, vereador João Marcos Guará, e os vereadores Dilson Pires, Cláudio Becker, César Júnior, Elson Lopes e Anastásio da Silva, além do presidente da CDL, Rosano Adam Goulart.

Campani explicou que o sistema prevê a substituição dos postos de pedágio com cancelas, por pórticos, que identificam os veículos a partir de dados como placa, número de eixos rodantes e suspensos. Com isso os motoristas não vão precisar parar e o pagamento poderá ser feito por pix ou aplicativo.

O primeiro pórtico instalado será o de Flores da Cunha, na ERS 122, e começa a cobrança em dezembro deste ano. Já o de São Sebastião do Caí, previsto para o bairro Areião, tem a data de implementação marcada para janeiro de 2024.

Segundo Campani, mesmo com o anúncio desse novo sistema de cobrança, continua a luta será para alterar o local proposto para instalação do pórtico de cobrança, do Km 4,5 para o Km 2,5, que fica na divisa do Caí com Portão), atendendo a uma importante demanda da comunidade, tanto do Areião quando da São Martim.

O prefeito caiense enfatizou ainda que não haverá desapropriação das áreas pertencentes aos moradores nas margens da rodovia, o que considera uma grande conquista da comunidade e da administração municipal.

Ele completa dizendo que como é de conhecimento público, vem pleiteando formas de diminuir o impacto da implantação da praça de pedágio nesta região e a implantação do sistema “free flow” é uma primeira vitória, decorrente desta luta, com o apoio da comunidade e do poder legislativo, já que é uma forma de cobrança mais justa com os contribuintes, que pagarão conforme o trajeto percorrido. Em dois anos deve ser implantado o sistema de pagamento por trecho percorrido, considerado mais justo, fazendo com que moradores mais próximos do pedágio paguem menos que o valor da tarifa.

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