Marina Reidel é diretora de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - Crédito: ACOM/Prefeitura

Na manhã de ontem, segunda-feira, dia 9, o prefeito Gustavo Zanatta recebeu a visita da diretora de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Marina Reidel. A montenegrina, que também é professora, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), esteve no Palácio Rio Branco para participar de uma reunião sobre assuntos que envolvem a área da cidadania da cidade.

Um dos projetos apresentados pela representante do Governo Federal é o “Housing First”, conhecido no Brasil como “Casa Primeiro”. O programa, que já é aplicado em países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Portugal e França, é destinado a pessoas em situação de rua. Trata-se de uma alternativa aos sistemas de albergues de emergência, que dá ao indivíduo ou à família, que esteja nesta situação, o aluguel de uma moradia por tempo determinado. “É um programa que pode ter captação por emenda parlamentar e que visa a ressocialização desse público”, enfatiza a diretora. Segundo ela, é uma iniciativa mais barata ao município em relação aos subsídios (CREAS, CAPS, CRAS, entre outros) que já são disponibilizados.

Atualmente, conforme dados da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Montenegro contabiliza seis pessoas em situação de rua. O número não é mais alto graças ao trabalho realizado pelo Retiro Comunitário de Reabilitação Ocupacional (Recreo). Marina destaca que o Casa Primeiro é um projeto complexo, mas que possui um resultado positivo. O prefeito Zanatta agradeceu a indicação da diretora e encaminhou o projeto para a pasta responsável.

O encontro também teve a discussão sobre a questão migratória no município e o auxílio na busca de recursos que podem ser disponibilizados para Montenegro nesta área. A reunião contou com a participação do vice-prefeito Cristiano Braatz e da diretora de Planejamento e Relações Institucionais, Maria Cristina Kehrwald.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here