Início da cobrança dos novos pedágios deve ser autorizada em reunião nesta quarta-feira

Após a homologação, em dez dias pode começar a cobrança nos pedágios free flow do Caí e de Capela de Santana

O início da cobrança nos novos pedágios free flow de São Sebastião do Caí e de Capela de Santana depende da aprovação, pelo Governo do Estado e da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs), dos trabalhos iniciais realizados pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) ao longo do primeiro ano de concessão. Está sendo feita a fiscalização para verificar o cumprimento do que estava previsto em contrato, incluindo pavimentações, sinalização, entrega de viaturas e melhorias em postos da Polícia Rodoviária Estadual.

Na próxima quarta-feira, dia 13, está agendada uma reunião ordinária da Agergs, quando deverá ser homologado o relatório e autorizado o início da cobrança. Conforme o secretário de Parcerias e Concessões do Governo do Estado, Pedro Capeluppi, a cobrança pode começar dez dias após a homologação, ou seja, na segunda quinzena de março. Ao mesmo instante deve iniciar a cobrança nos pórticos do km 4,6 da RS-122 no Cai, com tarifa de R$ 12,30 para automóveis, e no km 30 da RS-240 em Capela de Santana, perto da divisa com Montenegro, de 9 reais para carros, enquanto a praça do pedágio de Portão será desativada. A concessionária garante que antes de iniciar a cobrança nos novos pedágios vai realizar uma ampla divulgação sobre como vai funcionar, incluindo as formas de pagamento.

A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) já informou que não concede isenções. Usuários mais frequentes do mesmo trecho da rodovia, que possuírem tag ou cadastro no aplicativo ou no site free flow, poderão receber descontos maiores, que podem chegar a 20%. Em São Sebastião do Caí a Prefeitura abriu mão de parte do imposto que receberia da CSG, possibilitando subsídio para um veículo por moradia ou empresa para moradores mais próximos do pedágio do km 4,6 da RS-122, entre eles São Martim, Conceição e Areião.

Moradores de Capela de Santana e do Caí já realizaram manifestações, pedindo por isenções para todos os residentes nos municípios, além de redução nas tarifas e alternativas de desvios. As Prefeituras do Caí e Capela anunciaram convênios para asfaltamento da estrada do Passo da Taquara e melhorias na localidade do Pinheirinho, que podem servir como desvios do pedágio da RS-122. Mas para o free flow de Capela não surgiu nenhuma opção de desvio e nem de isenção para os moradores. Uma das possibilidades para reduzir tarifas é a instalação de mais pórticos de free felow, o que pode acontecer até 2025. Conforme Pedro Capeluppi, isso já está sendo estudado para proporcionar uma cobrança mais justa aos usuários, pagando proporcionalmente ao trecho percorrido. “Com o estudo pronto por parte da concessionária, será discutido com a sociedade por meio de audiência pública”, diz, sobre os locais dos novos pedágios. Como no Caí o valor é mais alto, deve ser o primeiro trecho que deverá ser dividida a tarifa com a instalação de mais um pórtico, provavelmente próximo da divisa com Bom Princípio, ainda neste ano.

0 Comentários

Deixe um Comentário

13 − sete =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página