Bombas da Corsan são recuperadas para retomada do abastecimento em Montenegro

Em Montenegro as duas bombas e painel (foto) foram danificados, mas ETAs estariam voltando a operar. No Caí e Capela segue sem água

As duas bombas de captação de água foram recuperadas em Montenegro, mas a produção de água das estações de tratamento ainda é insuficiente para atender toda a grande demanda.

As bombas estavam submersas devido a enchente e técnicos da Corsan, com o auxílio de funcionários da Prefeitura e bombeiros militares, trabalharam durante todo o final de semana e nesta segunda-feira. Chegaram a ser transportados equipamentos de helicóptero.

A ETA 2, que fica próxima da antiga fábrica da Antarctica e é responsável por atender a maior quantidade de bairros da cidade, teve o seu motor religado no final da tarde de hoje. Como estava inoperante, grande parte da cidade continuava desabastecida desde a última quarta-feira. A expectativa é deque durante a noite possa retomar a produção de cerca de 160 litros por segundo. Além do motor, que estava submerso, o painel de controle também foi afetado.

Até hoje apenas a estação de tratamento 1 do município, que é a antiga, situada na Rua Apolinário de Moraes, estava em operação. Por ter menor vazão e capacidade de tratamento, de cerca de 40 litros por segundo, a distribuição de água estava ocorrendo de maneira alternada entre os bairros, abrangendo as partes baixas da cidade. Depois, com a recuperação dos níveis dos reservatórios, o abastecimento deve ser direcionado para as outras regiões. A água chegou no centro e alguns bairros mais baixos, mas logo voltou a faltar e não tinha alcançado as partes mais altas de Montenegro.

Caí e Capela sem água

Em São Sebastião do Caí e Capela de Santana a maior a população segue sem abastecimento da Corsan. Muitas pessoas estão com falta de água inclusive para tomar e cozinhar, além das necessidades básicas. Moradores relatam que estão sem abastecimento nas torneiras desde o feriado de quarta-feira passada, 1º de maio.

A Corsan informa que segue mobilizada para restabelecer o sistema de bombeamento na área de captação de São Sebastião do Caí, após o recuo das águas do Rio Caí. Nesta segunda-feira, 6, equipes da Companhia fizeram a retirada da água na estrutura para que os equipamentos possam ser verificados e feitas as manutenções necessárias para colocar o sistema em operação.

Esta unidade de bombeamento direciona água bruta para a estação de tratamento do município, que segue inoperante. Por isso, toda a cidade está afetada pelo desabastecimento.

Em Capela de Santana, dois poços estão em operação e caminhões-pipa auxiliam na distribuição, entretanto, somente algumas localidades estão abastecidas. Para restabelecer o sistema totalmente, é necessário que a estação de tratamento de São Sebastião do Caí entre em funcionamento.

Prevenção ao desabastecimento
A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que tiverem o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente.

A recomendação é de que não seja utilizada água potável na limpeza. Para isso deve ser usada a água de de caminhões-pipa e outros veículos com tanques, que estão atuando pelos municípios e voluntários em várias partes das cidades.

0 Comentários

Deixe um Comentário

1 × cinco =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página