Foi descerrada uma placa com orientações e mapas de todos os roteiros - Crédito: Prefeitura

Na manhã de ontem, domingo, dia 12, foi lançado oficialmente o projeto “Caminhos do Cicloturismo Cahy”. A cerimônia de lançamento ocorreu na Praça Cônego Edvino Puhl, no centro do Caí. Participaram do evento cerca de 100 ciclistas e entusiastas, entre adultos e crianças, mostrando mais uma vez o quanto São Sebastião do Caí tem tradição e um carinho especial por este esporte.

Vários ciclistas participaram ontem do lançamento
– Crédito: Prefeitura e Rodrigo Henz Fernandes

Na ocasião foi descerrada uma placa com orientações e mapas de todos os roteiros.
Através dos roteiros criados e sinalizados especialmente para esse projeto, será possível conhecer belas paisagens, percorrendo diferentes caminhos que são cheios de cultura e história do município de São Sebastião do Caí. Os diferentes trajetos fazem alusão à fruta símbolo do município, a bergamota, e, também a flor símbolo, o lírio amarelo.

São roteiros pensados com três níveis de dificuldade, todos circulares, passando por vias públicas (urbanas e rurais) e com sinalização permanente do trajeto especificando a rota e trajeto escolhido conforme a cor das placas, e informando o total percorrido e distância restante até o ponto de chegada à Praça central. A criação dos roteiros e de toda a organização teve  o apoio da equipe responsável pelo já tradicional e conhecido “CaídaBike”.

No site da prefeitura o interessado poderá acessar os links para as rotas no aplicativo STRAVA e também fazer o download das rotas em GPX, para possibilitar utilização de GPS como guia extra na sinalização. Acessar através do menu A CIDADE > Turismo> Cicloturismo Cahy, ou pelo link: http://www.saosebastiaodocai.rs.gov.br/site/cicloturismo-cahy/

A partir de agora toda a comunidade poderá contar com mais uma opção de passeio. Essa ação também faz parte do Plano Municipal de Turismo, visando atrair mais visitantes de fora da cidade, para conhecer as belas paisagens e potencialidades do Caí, estimulando o turismo local.

Conheça as rotas:
• CAMINHO DO LÍRIO AMARELO: Rota demarcada com placas na cor amarela, trajeto iniciante com menor altimetria. O trajeto tem 23,5 km de extensão com 187m de elevação acumulada, e em um ritmo tranquilo de pedalada leva-se em torno 1h30m para percorrê-lo. O caminho inicia na Praça Cônego Edvino Puhl, passa pela Várzea, Rio Branco, Monjolo, Agriplus, Parque Centenário e retorna para a Praça.

• CAMINHO DA BERGAMOTA CAÍ: Rota demarcada com placas na cor laranja, de nível intermediário. O trajeto tem 43 km de extensão com 628m de elevação acumulada. Com um tempo estimado de 3 horas para ser percorrido, inicia na Praça Cônego Edvino Puhl, passa no Cais do Porto, algumas empresas centenárias do município, antiga ponte de ferro, muitos locais bonitos, natureza e Igrejas. Tem um nível de dificuldade maior por passar por algumas subidas de estrada de chão. Ponto de atenção bairro Conceição onde os ciclistas terão de cruzar a rodovia ERS 122, para continuar a rota.

• CAMINHO DA BERGAMOTA PONKAN: Rota demarcada com placas na cor vermelha, tem trajeto mais avançado e com mais subidas. O trajeto tem 42,3 km de extensão com 864m de elevação acumulada. Tempo estimado de 3h30m. É a rota mais exigente, pois passa por várias subidas e descidas, algumas que exigem um mínimo domínio da bicicleta. O caminho inicia como os demais, na Praça Cônego Edvino Puhl, passa pelo Parque Centenário, Vigia e retorna novamente para a Praça. Passagem por belas paisagens e visão da produção agrícola e agroindustrial da cidade são os destaques da Rota.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here