Projeto ABC na TV leva conhecimento para a tela

Programa apresentado pela TV Cultura traz muitas lições e brincadeiras - Crédito: Prefeitura
Se existe algo que a pandemia do novo coronavírus ensinou à sociedade foi que o espaço escolar é indispensável e insubstituível. Porém é possível buscar alternativas complementares. As atividades remotas foram as principais ferramentas de ensino em 2020 e 2021 e agora são importantes instrumentos auxiliares no processo de alfabetização na rede pública municipal. O Projeto ABC na TV leva, para dentro das casas, através da TV Cultura do Vale, de Montenegro, no Youtube e no Facebook, programas com muitas lições e brincadeiras.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura aproveita as experiências de ensino remoto vividas durante o império da Covid-19. Os alunos voltaram às salas de aula, mas podem complementar o aprendizado através da tela.
Programa é apresentado pela TV Cultura do Vale
– Crédito: Prefeitura

A secretária Ciglia da Silveira lembra que a televisão trouxe, já na década de 60, projetos educativos que marcaram gerações. “Através de aulas gravadas, com temáticas de diversas áreas, atingiu-se alunos da educação básica que não tinham os meios para frequentar a escola regular”, recorda.
Com o retorno das crianças às escolas, é possível diagnosticar as inúmeras dificuldades relativas, principalmente, à etapa de alfabetização. O projeto ABC na TV é uma alternativa para a recomposição da aprendizagem destas crianças. Os vídeos educativos ficam à disposição para o público em geral, nas redes sociais, e são direcionados aos alunos da pré-escola e dos primeiros anos do Ensino Fundamental em horário extraclasse. Acabam servindo como um “suporte”.
Os programas, com forte tempero lúdico, têm duração de 20 minutos e são disponibilizados sempre às terças-feiras. A apresentação fica a cargo das professoras Janete Martini Lencina, Letícia da Rosa Azeredo e Rosângela da Silva. Até agora, foram 27 edições. De acordo com os coordenadores, os números confirmam o sucesso da iniciativa. No Facebook, já são 10.200 visualizações e outras 510 no Youtube.
SAIBA MAIS
– O Projeto ABC na TV visa possibilitar aos alunos um ensino complementar, servindo como importante ferramenta na recomposição da aprendizagem via TV e plataformas digitas;
– Além disso, disponibiliza ferramentas essenciais e de fácil compreensão, para que seja possível estudar em casa de forma prática e divertida, com possibilidades de estimular diferentes níveis de aquisição e construção da leitura e da escrita, bem como conceitos matemáticos.
– Os episódios semanais desenvolvem propostas de forma interdisciplinar, a partir de sequências didáticas que dão ênfase à cultura local.
– As professoras que conduzem a proposta recebem orientações e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Fundarte e técnicos da TV Cultura.
– As professoras/apresentadoras planejam coletivamente intervenções pedagógicas que são gravadas nas sextas-feiras e transmitidas durante a semana, pela TV Cultura de Montenegro e, após, disponibilizadas nas plataformas digitais.
– O projeto é avaliado a cada semestre, juntamente com a Fundarte, para verificar os índices de participação da comunidade e a interação que ocorre através das crianças nos desafios que são lançados.
– Após a primeira avaliação, o projeto foi expandido. Hoje existe também o “ABC vai até você”, no qual as professoras/apresentadoras, quando convidadas, vão às escolas do Município e realizam as atividades/sequencia didática na sala de aula (que pode ou não ser gravada e ir ao ar).
– O público-alvo são crianças na primeira infância; alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; alunos da educação básica regular que apresentam níveis insatisfatórios de alfabetização; crianças em idade escolar (principalmente as que estão cursando do 1º ao 3º anos; famílias das crianças; comunidade do município de Montenegro com interesse em cultura, histórias, lendas e resgate histórico regional.

0 Comentários

Deixe um Comentário

20 + 9 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página