Rodovias concedidas recebem 60 dispositivos com painéis fotovoltaicos para alimentação de equipamentos essenciais

A CSG avança na adoção de soluções sustentáveis com a implantação de 60 sistemas fotovoltaicos em pontos estratégicos da malha viária sob sua administração. Os equipamentos já estão em operação e têm como finalidade a geração de energia limpa para alimentar Controladores e Redutores Eletrônicos de Velocidade, além dos Sistemas de Análise de Tráfego (SATs).
O investimento em infraestrutura energética renovável tem como base três pilares: eficiência operacional, autossuficiência energética e redução do impacto ambiental. A conversão direta da energia solar em energia elétrica promove significativa economia no consumo de fontes convencionais, reduzindo a dependência da rede elétrica e contribuindo para a diminuição da pegada de carbono da operação.
Além dos benefícios ambientais diretos — como a mitigação da emissão de gases de efeito estufa e o estímulo ao uso racional dos recursos — o projeto também promove ganhos econômicos a médio e longo prazo, com redução de custos operacionais e maior estabilidade energética para o funcionamento contínuo e confiável dos dispositivos de segurança e monitoramento viário.
“A expectativa é que, após o primeiro ciclo completo de operação anual, os dados de desempenho energético consolidem o modelo como referência em gestão sustentável na infraestrutura de transporte”, adianta o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres.
0 Comentários