Segue a aplicação de primeira dose para pessoas acima dos 18 anos, além da segunda dose - Imagem ilustrativa/Ministério da Saúde

A imunização contra a Covid-19 terá novo avanço nas faixas etárias nesta terça-feira, dia 17, em Montenegro, quando começam a ser atendidos os montenegrinos com idade a partir dos 22 anos.

Confira os locais e horários:
– Dose 1 – será aplicada na USF3 (Industrial) e na USF4 (Santo Antônio), das 8h às 12h e das 13h às 16h.
– Dose 2 (independente da vacina) – será aplicada na USF1 (Germano Henke), das 8h às 12h e das 13h às 15h. Após, na UBS Centro, das 15h às 21h.
Não haverá mais atendimento na Estação da Cultura.
– Adolescentes de 12 anos a 17 anos 11 meses e 29 dias com comorbidades – na Vigilância Sanitária, na Rua Coronel Antônio Inácio, 118, das 8h às 12h.
– Gestantes, puérperas e mulheres que estão amamentando – agendamento na Vigilância Sanitária, através do telefone 3632.0138.

Intervalo entre doses 1 e 2 da Oxford e da Pfizer volta a 12 semanas

A Secretaria da Saúde de Montenegro acatou ao pedido do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para retorno, nesta terça-feira, dia 17, do intervalo de 12 semanas na aplicação da primeira e da segunda doses das vacinas Oxford/Fiocruz e Pfizer/Biontech contra a Covid-19. Por cerca de um mês, essa distância havia sido reduzida para dez semanas. O objetivo era ampliar a cobertura vacinal da população com as duas doses e reforçar a proteção contra novas variantes do coronavírus.

A estratégia está sendo abandonada por enquanto em virtude de um alerta do Ministério da Saúde. O órgão do governo federal constatou que a mudança para dez semanas poderia provocar a falta de D2 (segunda aplicação) para os esquemas já iniciados (tendo em vista que o envio de vacinas aos Estados considera o intervalo de 12 semanas). Diante disso, solicitou que a antecipação do intervalo ficasse restrita aos lotes de Oxford e Pfizer que o Estado tinha em estoque, já distribuídos aos municípios.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, há possibilidade, dependendo da quantidade de doses enviadas nas próximas remessas das vacinas Oxford/Fiocruz e Pfizer/Biontech, de nova revisão nos intervalos. A discussão ocorrerá em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here