Em debate, a origem dos nomes Bom Jardim e Estação Azevedo

O blog é uma ferramenta muito apropriado para a troca de informações e o debate. Isto começa a acontecer com o nosso Histórias do Vale do Caí.

A partir da informação de que houve, pelo século XIX , uma grande fazenda denominada Bom Jardim, que ia de Capela de Santana a São José do Hortêncio e pertenceu a José Azevedo e Souza. Cogitou-se aqui que o antigo nome de Ivoti (Bom Jardim) se devesse a esta grande fazenda.

O historiador Paulo Daniel Spolier fez o seguinte comentário sobre o assunto:
“A questão é: a estrada que hoje (erroneamente) se chama da Tafona, no Areião, sempre foi chamada Estrada do Bom Jardim, havendo uma localidade entre o antigo Sertão Capivara (Lindolfo Collor) e o Campestre da Conceição que era chamada Bom Jardim.

Por ocasião da abertura da Picada do Hortêncio, José Custódio de Azevedo (filho de José de Azevedo e Souza, proprietário de terrenos a leste da Picada), advertia em carta ao Presidente da Província que a demarcação dessas terras estava adentrando em sua propriedade e que no futuro “não queria, nem consentiria que os colonos entrassem pela sua propriedade medida e demarcada”, preenchendo o terreno que lhes faltaria para completar a área de uma colônia (TRAMONTINI, 2000).

Assim percebe-se que há grandes possibilidades destes limites entre as colônias e as terras dos proprietários mais antigos serem denominados pelos nomes de origem destas sesmarias, como a Fazenda do Bom Jardim deve ter influenciado, sim, para o nome de Ivoti. Algo a ser pensado!”

A localidade situada entre Lindolfo Collor e o Campestre da Conceição fica, na verdade, muito próxima de Ivoti e é mais do que provável, portanto, que o nome serviu, em certo período, para identificar aquela região (incluindo Ivoti). É possível, inclusive, que algumas referências antigas à colônia Bom Jardim se refiram a esta localidade mencionada por Spolier e não ao local onde hoje se situa a cidade de Ivoti.

O assunto suscita outro tema para pesquisa e discussão:

De onde vem o nome Estação Azevedo (principal bairro da cidade de Capela de Santana)?
Sabe-se que ali existia uma estação de estrada de ferro denominada Estação Azevedo. Mas por que foi dado este nome à estação?

Certamente porque o nome do local onde a estação férrea foi construída se chamava Azevedo. Não seria por ali a sede da fazenda e a casa da família Azevedo? A estação, foi demolida para, no local, serem construídos os prédios da fábrica de calçados Dilly.

Quem tiver alguma contribuição a dar para estes debates, pode fazer isto através de comentário nessa página.

Renato Klein113 Posts

Passo do Matiel

A família Heck se encontra

Fundação Rockefeller

0 Comentários

Deixe um Comentário

nove + 18 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página