O arroio Cadeia é o maior afluente do rio Caí Arquivo/FN

Como se sabe hoje, o arroio Três Mares foi originalmente conhecido por arroio Três Marcos. Mas já em 1940, Alceu Masson no seu livro “Monografia Caí” denominava este curso d’água pelo nome corrompido de Três Mares.

Referindo-se ao arroio Cadeia, Alceu Masson descreve de forma muito atraente uma cascata que existe próximo às suas nascentes:

“Pouco acima do lote nº 8 da linha Herval, (o Cadeia) forma um dos mais elevados saltos do Brasil. As águas que ali passam apertadas entre duas montanhas, precipitam-se num despenhadeiro de mais de cem metros de altura, formando a Cascata 48, uma das mais belas do estado.”

“São os seguintes os passos de barca existentes no rio Caí, e que dão passagem direta para o município: Manduca, defronte da cidade de Montenegro; Pareci, defronte de Pareci Novo, localidade de Montenegro; Matiel, para a povoação deste nome, no município de Montenegro, em frente à sede do município de Caí; Selbach, em Escadinhas.”

Aqui, salvo melhor juízo, houve equívoco do notável escritor. O nome da localidade em que se situava o Passo Selbach era Caí Velho.

Masson não se refere ao Passo do Contrato, também conhecido como Passo do Caí, situado hoje entre Capela de Santana (ou Nova Santa Rita) e Montenegro. Antigamente se passava por ele para ir, por terra, à cidade de Triunfo (uma das mais antigas do estado). Júlio Casado, no seu livro intitulado Sapucaia do Sul, esclarece que este passo, no século XX, passou a ser conhecido como Passo do Caí.

No mesmo caminho, havia o Passo do Rio dos Sinos. Que, pelo que se depreende do livro de Júlio Casado, vem a ser o mesmo Passo do Carioca. Neste passo começava a estrada da Capela, pela qual se ia ao Caí ou a Montenegro, passando por Capela de Santana.

“Possui o rio Caí a ilha de Escadinhas, a 15 quilômetros para o norte da sede. Tem a ilha 368 metros de comprimento e 120 de largura máxima. É cultivada no interior, onde se encontram lavouras de milho e alfafa.

Existem no Caí outras ilhas menores.

O rio dos Sinos passa na divisa do município, separando do município de São Leopoldo uma pequena extensão do distrito de Portão.”

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here