Se for para o Caí, pedágio pode ser no Areião ou na Conceição

Reta do Areião, perto da divisa do Caí com Portão, foi apresentado como alternativa para local do novo pedágio, mas prefeito Júlio Campani não concorda - Crédito: Fato Novo

Ainda não foi definida a futura localização da praça de pedágio da RS 122.

Pelo projeto de concessão, o pedágio sairá do Rincão do Cascalho, em Portão. Não terá mais cobrança no trecho da RS 240 entre Capela de Santana e Portão. E a praça da RS 122 deve ser transferida para Bom Princípio ou São Sebastião do Caí.

No projeto consta que o pedágio ficaria na altura do quilômetro 22,5, perto da ponte sobre o rio Caí, no bairro Bela Vista, em Bom Princípio. Isso justamente para evitar fugas através de desvios. Mas o local ainda pode ser revisado. “Ainda não tem nada definido”, diz o diretor do Departamento de Parcerias Público-Privadas do Estado, Rafael Ramos.

Km 11 da RS 122, entre Lajeadinho e Conceição, é apontado pelo Governo do Estado como outra possibilidade, por ser perto de ponte e do arroio Cadeia, o que evitaria desvios
– Crédito: Fato Novo

Com a resistência das lideranças de Bom Princípio e Feliz, contrárias ao pedágio, é possível que seja proposto um novo local. E estão sendo estudadas duas alternativas, ambas no Caí. Uma delas seria no quilômetro 11, perto da empresa Deltafrio, entre os bairros Lajeadinho e Conceição. A idéia seria também aproveitar que tem uma ponte e o arroio Cadeia, o que dificultaria os desvios. Mas o prefeito Júlio Campani é contrário ao pedágio neste local. “É inviável, repartiria o Caí”, entende. “Como fica para quem mora na Conceição e na São Martim?”, questiona, sobre o fato de que teriam de pagar para ir ao centro do Caí. E a cobrança será nos dois sentidos da rodovia.

Outra possibilidade, também no Caí, é na altura da reta do Areião, mais próximo da divisa com Portão. Seria na altura do quilômetro 3, próximo da Renovadora de Pneus Hoff. Para Campani, este local seria mais viável e poderá surgir como principal alternativa em reunião prevista para esta quinta-feira, dia 17, em Porto Alegre. O encontro será com o titular da Secretaria Extraordinária de Parcerias do Estado, Leonardo Busatto. O prefeito do Caí, Júlio Campani, agendou a reunião, que deverá ter também a presença dos prefeitos Fábio Persch (Bom Princípio) e Kiko Hoff (Portão).

Outra dúvida é quanto ao valor da tarifa. Atualmente automóveis pagam R$ 6,50 no pedágio de Portão, mas a cobrança é só num sentido. O que está sendo proposto é que em rodovias de pistas duplicadas o valor das tarifas seja 30% superior ao das com pista simples. E todas as novas praças de pedágio, com a concessão, terão cobrança nos dois sentidos. No Diário Oficial do Estado, o Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas divulgou que a composição da tarifa será montada com um valor fixo e outro de acordo com a quantidade de pista simples e dupla. O valor da tarifa deve ser definido nesta semana.

Sem isenções

Pedágio no Portão será desativado e não terá mais cobrança na RS 240, mas nova praça será instalada na RS 122
– Crédito: Jefferson Bernardes/Agencia Preview/EGR

Outra questão que gera discussão é se terá isenção ou não para os moradores do município em que estiver o pedágio. Moradores de Portão não pagam tarifa atualmente no pedágio administrado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). Mas isso deve acabar em dezembro, após o leilão que definirá a empresa que ganhará a concessão e mudará o local do pedágio. Com a atualização cadastral, que já está ocorrendo, a isenção já não está mais sendo disponibilizada para motoristas com automóveis empresariais, sendo restrita a pessoas físicas com limite de dois automóveis por CPF.

Sobre as isenções, Rafael Ramos explica que até o início da concessão continuam os mesmos benefícios aos usuários. “As isenções terminam com a entrada da concessionária. Somente ambulâncias e carros oficiais não pagarão”, destaca. A previsão é que até junho de 2022 o contrato esteja assinado e no mês seguinte a concessionária que vencer o leilão deve assumir Por outro lado o Estado propõe descontos proporcionais ao número de travessias, iniciando em 5% para quem atravessar a praça três vezes ao mês; 10% para quatro a sete vezes; 12,5% para 8 a 11 vezes; 15% para 12 a 15; 17,5% para 16 a 19 vezes, podendo chegar a 20% para quem faz mais de 20 travessias ao mês.

A proposta inicial do modelo de concessões das rodovias prevê a implantação de mais praças de pedágio. Uma delas deverá ser no Km 11 da RS 446, entre Carlos Barbosa e São Vendelino. Já a RS 122 deverá ter outro pedágio no Km 50, entre Farroupilha e São Vendelino, e no Km 132 em Antônio Prado.

Entre as vantagens da concessão estão às melhorias previstas. Até o quinto ano de contrato deverá ser concluída a duplicação da RS 122, entre Farroupilha e São Vendelino. Até o décimo ano de contrato também deve estar duplicada a RS 446. Parte do trecho da RS 240 entre Portão e São Leopoldo também deve estar triplicada. Além das melhorias na pavimentação, serviços, sinalização, geração de empregos e mais segurança, podem ser construídas passarelas, trevos de acesso, viadutos e outras obras.

Os detalhes da concessão e da mudança do pedágio ainda serão discutidos. Consultas públicas, via internet, vão iniciar a partir da próxima sexta-feira, dia 18. A população terá então 30 dias para opinar. E para julho estão previstas audiências públicas.

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