No Caí o rio subiu quase 5 metros, mas o tempo melhorou e projeção é de que não tenha inundação - Crédito: Defesa Civil

Assim como ocorreu um mês atrás, o rio Caí voltou a subir consideravelmente em razão do grande volume de chuvas.

Conforme o Sistema de Alerta de Eventos Críticos (Sace), nas últimas 24 horas choveu o equivalente a 30 milímetros em São Sebastião do Caí, Montenegro e Caxias do Sul.

Em Nova Palmira (Caxias do Sul), a régua da CPRM aponta que o rio Caí subiu de 75 centímetros no final da manhã de ontem, domingo, para 4m22cm no início da noite desta segunda-feira, já se aproximando da cota de inundação que é nos 4m70cm.

Rio subiu bastante no Caí, mas não deve ter inundação
– Crédito: Defesa Civil

Já em São Sebastião do Caí, a régua da CPRM registra que o rio subiu de 3m20cm no início da tarde de ontem, domingo, para 7m93cm no início da noite de hoje, segunda-feira, às 18h30, aumentando em 4m73cm. Está atualmente em cota de alerta, mas para ocorrer inundação deve superar os 10m50cm. Conforme a régua da Defesa Civil, às 16h40 de hoje o nível estava em 7m72cm, subindo uma média de 30 centímetros por hora. “Não temos a expectativa de enchente”, projeta o coordenador da Defesa Civil caiense, Ênio dos Santos. “As chuvas acalmaram. Seguimos em alerta, monitorando, mas está bem tranqüilo”, completa.

Em Montenegro a situação também é tranqüila. De acordo com a régua da CPRM, o rio chegou a subir de 1m74 na tarde de ontem para 4m13cm no início da noite de hoje às 19h30, já alcançando a cota de alerta. Já a conta de inundação é a partir dos 6 metros. Para o coordenador da Defesa Civil montenegrina, Carlos Ferrão, não terá enchente, mas mesmo assim segue em alerta acompanhando a situação.

Conforme o Climatempo, o tempo deve continuar instável nesta terça-feira pela manhã em São Sebastião do Caí, mas na parte da noite deve melhorar. E na quarta-feira não deve ter mais chuva, que no próximo final de semana deve dar lugar a mais uma onda de frio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here