Montenegro tem desfile e comemoração dos 100 anos do Palácio Rio Branco

Após dois anos sem atividades presenciais, devido à pandemia da Covid-19, Montenegro voltará a contar com as celebrações do Dia da Independência no centro da cidade.
Nesta quarta-feira, 7 de setembro, serão três eventos que ocorrerão durante o dia: o Desfile, o encerramento da Semana da Pátria e a comemoração dos 100 anos do Palácio Rio Branco. Como serão atividades que contarão com a presença maciça do público, algumas delas mudarão um pouco a rotina do trânsito e da dinâmica da cidade.
Alterações no trânsito 
Como todo o Desfile de 7 de Setembro, algumas ruas da cidade estão bloqueadas para garantir a segurança de todos os que participarão da marcha, principalmente os alunos. A rua Ramiro Barcelos, onde passará o desfile, está bloqueada desde a rua Júlio de Castilhos até a Santos Dumont. As vias João Pessoa (parcialmente) e Capitão Cruz estão livres para o trânsito de veículos. No entanto, as ruas transversais, que ficam entre a João Pessoa e a Capitão Cruz, ficam bloqueadas nestas duas quadras. São elas: Osvaldo Aranha, Olavo Bilac, São João, José Luís e Fernando Ferrari. A Travessa Carlos Gottselig, que fica junto à Praça Rui Barbosa, também está fechada até o final do desfile.
Todas essas vias já ficam interrompidas a partir das 6h da manhã. O Departamento de Transporte e Trânsito (DTT) pede para que os motoristas que trafegarem nas ruas próximas ao desfile tenham todo o cuidado, pois muitas crianças e famílias estarão andando pelo Centro. “Milhares de crianças e seus familiares estarão transitando pelas ruas. Pedimos todo o cuidado aos motoristas”, enfatiza o diretor Paulo Tempass Junior.
Tempass ressalta, também, que tem alteração nos ônibus da Viação Montenegro neste feriado. O transporte que, costumeiramente, vem pela Avenida Ivan Jacob Zimmer (antiga Avenida Itália), passa pela Fernando Ferrari e dobra na Capitão Cruz, tem uma mudança: ao invés de seguir pela Fernando Ferrari, ele dobrará na João Pessoa, dará a volta pela rua Júlio de Castilhos, para então converter na Capitão Cruz. “Pedimos aos que forem pegar esse transporte que tenham atenção para essa pequena mudança de rota”, destaca.
Na noite de hoje, dia 7, ocorrerão dois eventos em frente ao Palácio Rio Branco: o encerramento da Semana da Pátria e a comemoração dos 100 anos do prédio da Prefeitura. Como reunirão bom público e várias atrações artísticas, a frente do Palácio já está fechada desde ontem. Hoje pela manhã a empresa responsável pelas estruturas do evento estará montando som e iluminação no espaço, o que impedirá a passagem de veículos na João Pessoa, na quadra entre a Olavo Bilac e a São João.
Segundo Tempass, apenas pedestres terão acesso à quadra . “Os motoristas que quiserem cruzar a João Pessoa terão de subir até a Assis Brasil, em frente ao Instituto de Educação São José, para retornar para a rua”, sugere. Nestes dois dias, os ônibus da Viação Montenegro que vêm pela João Pessoa (sentido RSC-287 – Porto das Laranjeiras), dobrarão à direita na Santos Dumont, depois à esquerda na Assis Brasil, para então converter na São João e retornar para a João Pessoa.
Desfile de 7 de Setembro
Como tradicionalmente acontece, a marcha da Independência será no feriado de hoje na Rua Ramiro Barcelos. O desfile começa, oficialmente, na esquina com a José Luís (esquina dos bancos) e termina na esquina com a Osvaldo Aranha. No total, serão 27 instituições, entre escolas e entidades, que começam a desfilar a partir das 9h.
No entanto, a partir das 8h, inicia a concentração na quadra anterior ao início do desfile (entre a José Luís e a Fernando Ferrari). Servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) estarão orientando, na concentração, as entidades que irão desfilar. O palanque principal, com a presença de autoridades, estará na Praça Rui Barbosa.
Bandas marciais das escolas serão atração no desfile de 7 de setembro hoje no centro
Arquivo/FN
Ordem de escolas e entidades
– Chasque Farroupilha – 15ª RT com Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal
– 5º BPM
– Bombeiros
– Guarda Municipal
– Polícia Civil: 1ª DPRI
– APAE
– Escoteiros
– Escola Lena Pithan
– Escola Ana Beatriz Lemos
– Escola Adolfo Schüler
– Escola Maria Josepha de Oliveira
– Escola Etelvino de Araújo Cruz
– Escolas Multisseriadas
– Escola Pedro João Müller
– Escola José Pedro Steigleder
– Escola Walter Belian
– Escola Cinco de Maio
– Escola do Bairro São Paulo e Fundarte
– Escola TANAC
– Banda Marcial da Escola São José do Maratá
– Escola Dr. Jorge Guilherme Moojen
– Clube do Desbravadores – Igreja Adventista do 7º Dia
– Banda dos Ex-alunos da Escola São João Batista
– IBGE – Recenseadores de Montenegro
– Aplicativo BoraMont
– Aciclomont
– EsFES
Encerramento da Semana da Pátria e 100 anos do Palácio Rio Branco
O encerramento da Semana da Pátria será também hoje, dia 7, só que às 18h. Na ocasião, ocorrerá a extinção da chama da Pátria na sede da Prefeitura de Montenegro. Logo após, às 18h30, acontece a comemoração dos 100 anos do Palácio Rio Branco.
A ação, que ocorre na frente do prédio histórico, contará com apresentações artísticas que invadirão a noite: Camerata Montenegro, Coro Cantarte, Grupo Coral Vozes Montenegro, Keli Silva e Dança & Cia Flávio Azeredo. As apresentações serão realizadas em estrutura montada em frente ao Palácio, que será usado como pano de fundo para as atrações. A organização do evento está sendo feita pela Prefeitura Municipal de Montenegro em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). “Será um evento histórico, cheio de surpresas, que fará um culto a um dos prédios mais importantes da cidade”, destaca a diretora de Cultura, Mara Ribeiro.
Em caso de chuva
Caso chova no momento do desfile ou da apresentação da noite, os eventos serão transferidos para nova data. A Prefeitura, por meio de suas redes sociais e de seu site, além da imprensa, informará a população sobre a realização, ou não, das atividades.

0 Comentários

Deixe um Comentário

2 × 1 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página