Previsão de chuva e arroios transbordando aumentam risco de enchente no rio Caí

Rio subiu 4 metros no Caí e Defesa Civil está em alerta - Crédito: CPRM

A chuva constante que caiu toda a quinta-feira e a previsão de mais instabilidade para sexta-feira, inclusive com risco de temporal, deixa o Vale do Caí em alerta.

Muitos arroios estão transbordando em várias cidades, já causando transtornos, com casas alagadas e trechos de estradas interditadas. Arroios como Forromeco, Cadeia, Salvador, Maratá, Brochier e outros estão com nível muito alto. As pessoas devem ficar em alerta, principalmente quem mora nas zonas ribeirinhas.

Em Harmonia os Bombeiros foram acionados porque um carro teria sido arrastado ao tentar atravessar a inundação do arroio e duas mulheres ficaram presas dentro do veículo. Outra preocupação é com relação aos deslizamentos. Na ERS 446, entre São Vendelino e Carlos Barbosa, um deslizamento causou bloqueio parcial da rodovia.

A chuva é intensa também na Serra e por isso aumenta a preocupação com relação à possibilidade de cheia do rio Caí. O coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Enio dos Santos, diz que a equipe está em alerta e monitorando, mas não acredita em enchente.

Pela régua da CPRM, que monitora o rio Caí desde a região da Serra, em Nova Palmira (Caxias do Sul), subiu de 16 centímetros na noite passada para 2m88cm hoje às 21h45min, já se aproximando da cota de alerta. No Caí também subiu bastante, aumentando de 1m91cm na tarde de ontem para 5m83 nesta noite de hoje às 22h, ou seja, subiu 3m92cm. E em Montenegro, que fica na parte mais baixa do rio, ainda não tem grande impacto no nível, tendo subido cerca de um metro e ainda abaixo da cota de atenção dos 3 metros.

0 Comentários

Deixe um Comentário

quatro × quatro =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página