Regis foi três vezes prefeito de São Vendelino. Em 2020 foi eleito o vereador mais votado da história do município com 256 votos Reprodução/Internet

Quando um mesmo grupo tende a ficar por muito tempo com o controle do governo costuma haver uma reação negativa dos eleitores que rejeitam o que se costuma chamar de “continuismo” ou “perpetuação” no poder. Mas isto não ocorreu em São Vendelino. Ao término do governo de Leomar Willrich, o PMDB lançou Régis Fritzen como seu candidato a prefeito e obteve outra vitória tranquila. Régis conquistou 64 % dos votos no confronto com Valdomiro Sipp.

Atualmente, com pouco mais de dois anos já cumpridos neste seu segundo mandato, Régis Fritzen considera que está na hora do povo vendelinense colher os frutos dos esforços feitos até aqui pela administração municipal. Segundo ele, na primeira administração foi feito o básico para a instalação do município. Na segunda e terceira, foi criada a estrutura básica e agora, na quarta, o objetivo fundamental é o de melhorar a qualidade de vida da população.

O município já conta com 100 % das residências dotadas de abastecimento de água. O serviço, por sinal, é municipal, o custo para o consumidor é baixo e dá um pequeno lucro para a prefeitura, o que tem permitido investimentos na ampliação do abastecimento e o oferecimento da vantagem do abastecimento gratuito para o produtores que implantam aviários, peruários ou pocilgas no município.

A energia elétrica, que era extremamente precária antes da emancipação, hoje já atende a todos os domicílios e até mesmo a rede de energia trifásica já atinge quase a totalidade do município.

Outra meta que deverá ser atingida em breve é a de que todas as residências sejam dotadas de banheiros adequados, com vista à prevenção contra doenças.

No Posto Municipal de Saúde, a população passou a contar com atendimento profissional especializado em áreas que ainda não estavam disponíveis, como a psicológica, a pediátrica e a de assistência social. Não existem filas e o atendimento é gratuito

Educação, nunca é demais

Na área educacional, o município de São Vendelino é um dos mais desenvolvidos do país. Situa-se entre os dez melhores municípios brasileiros no aspecto da eliminação do analfabetismo. Mas este é ainda um dos setores no qual Régis Fritzen pretende investir mais fortemente, pois considera que sempre é necessário fazer mais pela educação do povo. Para isto foi criado recentemente um centro de atividades extra-turno, no qual as crianças que têm aulas pela manhã podem ficar à tarde sob o cuidado de profissionais especializados. O mesmo vale para as crianças que estudam à tarde e podem ficar no Centro pela manhã. O transporte para o Centro é oferecido gratuitamente. Com isto, pais que trabalham fora de casa podem ficar tranqüilos com a segurança de seus filhos e estes realizam atividades benéficas para o seu desenvolvimento físico e mental.

Mesmo com a atual ênfase na prestação de serviços que melhoram a vida da população, a atual administração não descuida do incentivo à implantação de aviários e peruários. E permanecem os incentivos para a atração de empresas.

Não cessam, igualmente, os investimentos em infraestrutura. Atualmente está sendo construída mais uma ponte, quatro ruas estão sendo pavimentadas e o Centro Comunitário de Vale Suíço está em construção.

E, para este ano, estão previstas obras no valor de R$ 1 milhão, principalmente no centro da cidade. Ruas serão asfaltadas, uma rua será coberta, permitindo a sua utilização como centro de eventos e serão asfaltadas todas as ruas do Loteamento Industrial e Residencial.
Com o asfaltamento das ruas, ajardinamentos e a criação do novo local para eventos, o prefeito tem em vista o desenvolvimento do turismo que ele vislumbra como uma grande perspectiva para o futuro do município. Com incentivos da prefeitura, foi implantada a pousada Sky Center, em local de magnífica paisagem, na encosta do Morro do Diabo.
T

ambém neste aspecto Régis dá continuidade a um plano traçado já na primeira administração. Por isto foram criados eventos municipais como o Kerbfest, que surgiu em 1991, ainda no governo de Jair Baumgratz. Depois foi instituído o Natal Canto e Conto, em 1993, já no primeiro governo de Régis Fritzen. Em 1994 foi instituído o Kerbbaal e, neste ano de 2003, será realizada a primeira Stand Fest, que comemorará o aniversário do município. Estará se comemorando, então, o 15° aniversário da promulgação da lei estadual n° 8.579, de 29 de abril de 1988, que criou o município.

Já foi contratada com a Universidade de Caxias do Sul a realização do Inventário Turístico de São Vendelino, que permitirá a planificação do desenvolvimento deste setor de atividade no município.

Quanto às obras, o atual governo está construindo uma ponte e quatro ruas estão sendo pavimentadas. Além disto, o Centro Comunitário do Vale Suíço está em obras.
Para este ano estão previstos investimentos de um milhão de reais em obras, que vão beneficiar principalmente o núcleo central de São Vendelino. Ruas serão asfaltadas e uma rua central da cidade será coberta, transformando-se num novo centro de eventos. As ruas do Loteamento Industrial e Residencial serão todas asfaltadas.

NOTA: Texto extraído do livro ” A construção do Paraíso” escrito por Renato Klein e Alex Steffen editado em abril de 2003

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here