Livros publicados pela Livraria Selbach

História do Rio Grande do Sul nos Dois Primeiros Séculos, livro escrito pelo Padre Carlos Teschauer Reprodução/Internet

Em mais de seis décadas, a Livraria Selbach, de Porto Alegre, publicou centenas de obras, com destaque para as de cunho didático (cartilhas, gramáticas, livros de matemática, seletas etc). Publicou, também, centenas – talvez milhares – de livros. Especialmente livros didáticos que eram utilizados nas escolas de todo o país e, inclusive, livros em alemão destinados a escolas paroquiais que davam aulas neste idioma aos alunos das localidades de colonização alemã.

A Livraria Selbach foi uma das pioneiras na edição de livros didáticos no Brasil.

Algumas obras (não didáticas) de maior destaque:

As Vítimas do Bugre – Monsenhor Matias José Gansweidt – narra a história do rapto, pelos índios, de membros de uma família do colono alemão Lamberto Versteg residente em São Vendelino, no ano de 1868.

História do Rio Grande do Sul nos Dois Primeiros Séculos – Padre Carlos Teschauer – obra em três volumes e 1.600 páginas, fruto de volumosa pesquisa, fonte fundamental de informações sobre as missões jesuíticas no Rio Grande do Sul e a história do Rio Grande nos séculos XVII e XVIII.

História das Missões Orientais do Uruguai – Aurélio Porto – escrito pelo ex-prefeito montenegrino, brilhante intelectual, versando sobre as missões jesuíticas na região das Missões, publicado em 1954.

Homens Ilustres do Rio Grande do Sul – Aquiles Porto Alegre – biografias de personalidades gaúchas, publicado em 1917.

Biografia Completa Padre João Batista Reus – Léo Kohler – sobre a vida do sacerdote leopoldense que foi reverenciado como santo milagreiro, publicada em 1950.

Os Três Mártires Rio-grandenses – Luis Gonzaga Jaeger – Biografia dos padres jesuítas (dos Sete Povos das Missões) que foram canonizados: São Roque Gonzales de Santa Cruz, Santo Afonso Rodrigues e São João de Castilho, publicado em 1951.

Os Muckers – Padre Ambrósio Schupp – livro clássico sobre o episódio do Ferrabraz, envolvendo Jacobina Mentz Maurer. Nas suas primeiras edições o nome da editora era Selbach & Mayer. Existem edições em alemão e em português.

A Fisionomia do Rio Grande do Sul – Padre Balduino Rambo – importante obra científica escrita pelo padre Rambo, que era natural de Tupandi. Edição de 1956.

Os Farrapos! – Walter Spalding – edição de 1931.

Palavras ao Vento – Achylles Porto Alegre – edição de 1915.

Noutros Tempos – Achylles Porto Alegre – Crônicas, edição de 1923.

Serões de Inverno – Achylles Porto Alegre – edição de 1923.

 

Renato Klein113 Posts

Passo do Matiel

A família Heck se encontra

Fundação Rockefeller

0 Comentários

Deixe um Comentário

um + dezoito =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página