A ponte de ferro do arroio Cadeia

A ponte sobre o Cadeia foi construída quando Getúlio Vargas governava o estado Arquivo/FN

Quem passa hoje pelo local, se surpreende ao encontrar esta obra de engenharia de características incomuns. Considerando-se a estrada em que se encontra (de pouco movimento), a obra tem porte majestoso. Trata-se de uma ponte sobre o arroio Cadeia, situada a poucos quilômetros do centro de São Sebastião do Caí. Mas as suas características são bem diferentes das obras realizadas atualmente. E não é para menos, pois esta obra foi realizada há mais de 90 anos, num tempo em que a estradinha hoje pouco transitada era o principal caminho terrestre para a ligação da região de São Sebastião do Caí com Porto Alegre.

A ponte de ferro sobre o arroio Cadeia foi construída em 1931. E, para os padrões da época, era uma grande obra de engenharia.

Antes dela, a travessia do arroio era feita com uma barca. Ou a vau, quando o rio estava baixo. Atravessar o rio a vau significa enfrentar a travessia a pé ou a cavalo. O que se tornava muito perigoso quando, depois de alguma chuva, o arroio ficava cheio. O Passo do Cadeia, ou seja, o lugar usado para estas travessias, ficava há algumas centenas de metros arroio abaixo.

A obra da ponte vinha sendo reclamada há muito tempo pela população caiense, já que a comunicação por terra para Porto Alegre tinha na travessia do arroio Cadeia o seu principal obstáculo.

Desde 1923 a obra havia sido contemplada no orçamento do estado com a verba de 80 mil contos de réis. Mas só sete anos mais tarde, sendo Getúlio Vargas o governador do Estado, a obra foi realizada.

Contava-se antigamente, como fato real, a anedota de que, Getúlio (quando era ainda presidente do estado*) esteve no local e comentou no armazém de Jacob Klein (situado próximo à ponte, num prédio ainda hoje bem conservado) que brevemente a ponte seria construída. Getúlio não havia se identificado ao chegar no armazém e o comerciante (que era maragato, ou seja, opositor aos governistas chamados de chimangos) desdenhou da profecia. Getúlio, então, se identificou e – irritado com a descrença de Jacob Klein – disse que ele iria ver. E a obra foi realizada rapidamente.

A ponte foi construída em nível elevado, para ficar fora do alcance das enchentes. E conta com um piso de cimento armado, além da superestrutura metálica.

A realização desta obra teve grande importância para a melhoria das comunicações na região. Com ela tornou-se mais viável o deslocamento por estrada entre São Sebastião do Caí e Porto Alegre. Antes disto a comunicação entre estas duas cidades era feita quase que exclusivamente por barco, através do rio Caí.

* Getúlio governou o Rio Grande do Sul de 25/01/1928 a 9/10/1930. Depois do que assumiu a Presidência da República, mediante o movimento armado conhecido como Revolução de 30.

Renato Klein113 Posts

Passo do Matiel

A família Heck se encontra

Fundação Rockefeller

0 Comentários

Deixe um Comentário

três × três =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página