Observatório das cheias poderá prevenir grandes enchentes

O Vale do Caí poderá ter um observatório das cheias, que irá beneficiar toda a região no monitoramento do rio Caí e arroios para se prevenir com relação as enchentes.
O coordenador-geral da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Professor Nado, recebeu ontem o diretor de Assistência Técnica do Conselho Nacional das Guardas Municipais e novo coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Clovis Eduardo Pereira. Segundo Clóvis, com a implementação do observatório, será possível gerenciar e até mesmo reduzir o impacto causado pelas intensas chuvas e inundações em épocas de transbordo do rio e seus afluentes, e assim não ser surpreendido por grandes enchentes como a que aconteceu recentemente.

– Crédito: Prefeitura
A ideia é que a Famurs reforce a equipe que buscará a instalação, junto com a Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) e Defesa Civil. O Professor Nado considerou a proposta importante, pois é uma ação de prevenção e a região já reivindicou, em outras oportunidades, uma atenção especial ao tema. Com o ciclone que atingiu o Estado recentemente, mais do que nunca, se comprova a necessidade deste observatório. Por isso ele cita que a Famurs vai apoiar essa implementação e ajudar os municípios a minimizarem os impactos em outros desastres.
Novo coordenador
0 Comentários