Governador abre o ano letivo nesta quinta-feira em São Sebastião do Caí

A abertura do ano letivo na Rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (13/2), será marcada por um evento no Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, em São Sebastião do Caí, com a presença do governador Eduardo Leite. A escola foi gravemente impactada pelas enchentes de maio de 2024 e está em recuperação, com boa parte das obras de reconstrução já entregues, e à disposição para receber os estudantes e profissionais da educação. O Estado investiu R$ 1 milhão na recuperação dos prédios do Instituto Paulo Freire.
Também estarão presentes na cerimônia a secretária da Educação, Raquel Teixeira, e a secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, além de outras autoridades da região do Vale do Caí. A programação estava inicialmente agendada para a última segunda-feira, dia 10, mas teve que ser adiada em razão da decisão da Justiça, de adiar o início das aulas, devido ao intenso calor.
Com mais de 60 anos de história, o Instituto Estadual de Educação Paulo Freire passou por reformas que recuperam o piso, telhado e as paredes. Além disso, houve melhorias no paisagismo do prédio escolar, aquisição de mobiliário moderno e adaptação para a identidade visual oficial das escolas estaduais. A instituição, que já havia sido afetada pelas enchentes de novembro de 2023, é um símbolo da resiliência da educação gaúcha diante das emergências climáticas dos últimos anos.
A direção da escola lembra que o governador esteve no educandário em maio do ano passado, em meio ao caos da pior inundação da história. E prometeu voltar na recuperação das instalações. Além disso, a partir deste ano, o Instituto Estadual de Educação Paulo Freire passa a ofertar o modelo de Ensino Médio em Tempo Integral, mais o Fundamental e Curso Normal. A instituição conta com cerca de 360 estudantes matriculados, 50 professores e nove servidores, recebendo alunos dos municípios de São Sebastião do Caí, Portão, Harmonia, Bom Princípio, São José do Hortêncio, Capela de Santana e Montenegro, entre outros.

– Crédito: Viviane Bender
0 Comentários