Criminoso tenta aplicar golpe em jornalista

Golpista se passou como filho do repórter para pedir dinheiro - Reprodução/FN

Os golpistas estão atuando ainda mais em tempos de pandemia. A maioria dos criminosos tem atuado através de mensagens telefônicas. E muitos dos golpistas já estão presos, enviando mensagens e ligações de dentro de presídios. Os criminosos costumam buscar vítimas de forma aleatória, saindo no lucro quando conseguem enganar alguma pessoa. E as fraudes são dos mais variados tipos.

A reportagem do Fato Novo já registrou alguns destes golpes. Tempos atrás o repórter recebeu uma ligação de um indivíduo informando que teria sequestrado um filho do jornalista, chegando a colocar na linha a voz do suposto sequestrado. Mas o golpe fracassou quando o golpista soube que o repórter não tem filho. O caso virou reportagem na época e a gravação foi ao ar na rádio América.

Já em setembro do ano passado clonaram um antigo celular do jornal, que era utilizado pelo editor. O criminoso colocou a foto do jornalista e com o antigo número mandou mensagem para um familiar, pedindo dinheiro. Mas a parente, ao desconfiar, mandou mensagem avisando da clonagem.

Nesta semana outra tentativa de golpe. Utilizando o número 51 9723 4794, indivíduo mandou mensagem escrevendo: “Oi pai, mudei de número”, pedindo para salvar o quê seria o novo telefone. Em seguida manda nova mensagem. “Deixa eu te falar. Você tem 200 reais pra me empresta até o fim do dia. Fui fazer uma transferência aqui, mas meu aplicativo tá fora do ar. Preciso paga um boleto aqui pai. E minha conta tá fora do ar”. A conversa mais uma vez encerrou quando o golpista soube que o repórter não tem filho e a única filha estava ao seu lado.

Importante ficar atento ao receber mensagens e ligações. Os criminosos tentam de tudo para convencer as pessoas a caírem na mentira. Criam histórias, a maioria utilizando mensagens por whatsApp, pedindo transferência de dinheiro ou dados pessoas. E agora aproveitam também a facilidade do PIX. Por isso é bom ficar alerta.

0 Comentários

Deixe um Comentário

5 × quatro =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página