O objetivo é atender as mulheres que trabalham fora ou não têm com quem deixar seus filhos de dia - Crédito: Prefeitura
O exame citopatológico (CP), ou Papanicolau, é o principal método para o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar algum sintoma. Também é indicado para detectar infecções, incluindo a provocada pelo HPV. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual precisa submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. Inicialmente, deve ser feito todos os anos.
De acordo com a enfermeira Sabrina Rosa de Oliveira Müller, presidente do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materno Fetal e Infantil, Transmissão Vertical de HIV/Sífilis e Hepatites Virais, para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame. “O correto é evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas que antecedem o procedimento. É importante, ainda, que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado”, ressalta.
Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê. Após a realização, a mulher deve retornar ao posto de saúde de referência, na data marcada, para saber o resultado e receber instruções. “Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado. Ele também é um indicador de saúde”, aponta Sabrina.
Aproveitando o mês de maio, mês das mães, o Comitê e a Secretaria Municipal de Saúde, com parceria da Secretaria Municipal da Educação, iniciará uma campanha de coleta de preventivo noturna. O objetivo é atender as mulheres que trabalham fora ou não têm com quem deixar seus filhos de dia. O agendamento será realizado por telefone. Os números são 3632-1042 e 3632-8346, das 9h às 15h. As coletas serão realizadas na Secretaria da Saúde e na UBS Centro, no período de 9 de maio a 3 de junho.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here