Anúncio ocorreu na tarde desta segunda-feira - Crédito: ACOM/Prefeitura

Quando o escritor Mateus Araújo e o advogado Ernesto Arno Lauer entraram na Casa Amarela, no complexo da Estação da Cultura, ambos ainda não sabiam do convite que estava por vir. Ao tomarem conhecimento da indicação para serem patrono e homenageado, respectivamente, da 19ª Feira do Livro de Montenegro e 14ª Feira do Livro do Vale do Caí, a reação foi instantânea: um misto de surpresa, emoção e alegria.

Na tarde desta segunda-feira, dia 28, a Administração Municipal realizou, em uma pequena cerimônia, o convite ao patrono e ao homenageado do evento literário deste ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Zanatta, acompanhado da secretária municipal de Educação e Cultura, Ciglia da Silveira; da diretora de Cultura, Mara Ribeiro; da diretora da Biblioteca Pública Municipal, Maria Terezinha Kraemer Canello, de outros membros do governo e do Serviço Social do Comércio (Sesc), entidade parceira do evento.

Ao receber a notícia, Mateus Araújo disse que não tinha como sintetizar o que sentia naquele momento. Emocionado, ele recordou de sua origem e do incentivo que recebia do pai. “Sou filho de um motorista de ônibus que gostava de ler Agatha Christie, que comprava livros do Tarzan e da Marvel para mim”, lembrou em meio às lágrimas. Frequentador assíduo da Biblioteca Pública, Mateus diz que agora carrega o peso do prédio nas suas costas.

Quem também ficou emocionado com o convite foi o advogado e escritor Ernesto Lauer. Ele, que será o homenageado da Feira do Livro 2021, destaca que não é muito de sair de casa, mas que poderão contar com ele para a produção do evento. “É muito gratificante. Estou altamente sensibilizado por essa homenagem”, ressalta, destacando a felicidade de receber, em vida, o reconhecimento do seu trabalho. O prefeito Gustavo Zanatta saudou os convidados e destacou que o trabalho que eles desenvolvem no município os credencia para o cargo que estão assumindo. “São pessoas competentes, são pessoas do bem”, enfatiza.

A feira do livro está prevista para ocorrer de 5 a 9 de outubro.

O patrono
Mateus Araújo é natural de Montenegro, técnico em Administração de Empresas, licenciado e Bacharel em Educação Física, pós-graduado em Gestão Cultural e MBA em Gestão de Pessoas e Liderança. Publicou seu primeiro livro, “Notas de um pai grávido”, pela Editora Kazuá em 2015. Em 2021, o escritor lançou seu segundo livro no formato e-book, intitulado “Quase”, que, inclusive, está disponível para download. Além de torcedor fanático do Grêmio, pai e maratonista, Mateus também é colaborador do Sesc/RS, onde atua nas áreas de educação, esporte, lazer e cultura.

O homenageado
Ernesto Arno Lauer, natural de São Leopoldo, é técnico em Contabilidade, formado em Ciências Jurídicas e Sociais. Já atuou como bancário, professor, advogado, consultor jurídico e promotor de Justiça. Além disso, foi vereador nas legislaturas 1973-1976 e 1977-1982, sem contar que trabalhou como assessor jurídico para a Câmara Municipal de Vereadores de Montenegro e outras três cidades. Ernesto também recebeu o título de Cidadão Montenegrino, além de várias condecorações pelo trabalho na área da Infância e da Juventude. Ernesto já foi colunista do Jornal Ibiá e escreve, neste momento, para o Jornal O Progresso. Possui, também, participações em livros como “Imagens que Contam Nossa História” e “Montenegrinho”, em parceria com a escritora Márcia Martiny.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe um comentário
Please enter your name here