RS registrou 1.280 feminicídios em 14 anos

O Rio Grande do Sul registrou 1.280 feminicídios nos últimos 14 anos. O índice significa que uma mulher é assassinada no Estado a cada quatro dias por questão de gênero. A média é de 91 casos registrados anualmente.
Desde o início do levantamento, 2018 foi o ano mais letal, quando 116 mulheres foram assassinadas. O levantamento foi feito por uma Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa, utilizando dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Além das mortes, também foram registrados 27.426 estupros em 14 anos. O Estado tem uma média de cinco estupros por dia. A cada quatro horas e meia uma mulher é estuprada no Estado. Em 2023 foram 2.815 casos, o maior número da série histórica.
No total, somando feminicídios tentados e consumados, ameaças, estupros e lesões corporais, são 854 mil ocorrências policiais registradas nos últimos 14 anos. De acordo com o Mapa Nacional de Violência de Gênero, 58% das mulheres que sofreram violência em todo o país no ano passado não procuraram uma delegacia. No Rio Grande do sul foram 76 feminicídios no ano passado, sendo dez no feriado de Páscoa, fato que motivou a criação da Frente Parlamentar.



0 Comentários