Estado tem recorde de internações e mortes por gripe

Enquanto o Estado tem recorde de internações e mortes por gripe, os índices de vacinação estão em queda. O cenário preocupa as autoridades e médicos. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, até a última terça-feira foram registradas 2.693 hospitalizações pelo vírus da influenza e 431 óbitos foram confirmados.
Os índices já superam todos os anos anteriores. E a preocupação aumenta porque o inverno ainda se estende até setembro e para os próximos dias as temperaturas devem baixar consideravelmente. Conforme a Secretaria da saúde, a baixa adesão à vacinação neste ano é uma das principais causas do crescimento nas internações e mortes por gripe.
O levantamento aponta que 82% das pessoas hospitalizadas e 78% das que morreram por gripe não estavam vacinadas. Mesmo entre os idosos, que estão no grupo de risco e são os mais afetados pela doença, 58% dos internados e 77% dos óbitos não fizeram a vacina. Medidas adotadas durante a pandemia do coronavírus, como o uso de máscara e a higienização das mãos, também ajudavam na prevenção da gripe, mas muitas pessoas deixaram de realizá-las, aumentando o contágio.
0 Comentários