Pista de rodeio é retirada do Centenário e vai receber Acampamento Farroupilha

Após retirada de arquibancadas e cerca, áreas já está demarcada para o Acampamento Farroupilha que começa hoje - Crédito: Guilherme Baptista/FN

O Parque Centenário de Montenegro está fechado desde o mês passado em razão da realização de obras visando instalação de nova subestação de energia. Conforme o secretário municipal de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz, os trabalhos seguem de acordo com o cronograma estabelecido. E além da subestação, em breve deve iniciar o novo cercamento do parque, todo em gradil de concreto. “São obras muito importantes”, ressalta o secretário geral, Vlademir Ramos Gonzaga.

Parque Centenário deve receber várias melhorias até o próximo ano
Crédito: Prefeitura

As melhorias integram o projeto de revitalização do Centenário, preparando o parque para os festejos dos 150 anos do município, previsto para o próximo ano, e também visando oferecer um melhor espaço de lazer, esporte e entretenimento para a comunidade. Rafael ressalta que a praça de inclusão já teve a realização da licitação e teve empresa vencedora. Também está em andamento a licitação para a reforma do prédio do restaurante. “A maior parte das obras previstas serão concluídas até a festa dos 150 anos em 2023”, projeta o secretário de Gestão e Planejamento. Ele cita ainda o novo pórtico de entrada e o espaço multiuso para foodtrucks. Também estão garantidos recursos para a revitalização das quadras esportivas, inclusive transformando o areião num campo de futebol society sintético. Além disso, foi elaborado um projeto para reforma do ginásio Normélio Petry, o “Azulão”. O ginásio Domingos dos Santos, o “Domingão”, foi reformado e inclusive utilizado no recente campeonato municipal de futsal.

Retirada da pista de rodeio

Arquibancadas foram desmanchadas e cancha de rodeios vai receber Acampamento Farroupilha
– Reprodução/FN

Na última semana foi desmontada a pista de rodeio que existia dentro do Parque Centenário. A remoção das arquibancadas e cerca gerou protestos do vereador Paulo Azeredo (PDT), que quando prefeito construiu o espaço para tiro de laço no início de seu governo como prefeito em 2013. Azeredo defendia que a pista de rodeio no parque só fosse retirada após ser definido um novo local para as atividades campeiras. A Prefeitura chegou a propor a compra da área do Parque Tio Manduca, mas o projeto gerou polêmica, principalmente com questionamentos com relação aos valores da negociação e por se tratar de área atingida por enchentes. O projeto nem chegou a ser votado pelos vereadores e acabou sendo retirado de pauta, sendo o imóvel descartado para a compra. Uma comissão foi formada para analisar outras áreas. “Já olhamos vários locais. No Centenário não era o local adequado. Estamos buscando um espaço apropriado para os rodeios e outros eventos”, explica Vladimir. Ele cita que o novo local de rodeios terá entre 5 e 8 hectares, com investimento em torno de 500 e 600 mil reais. E terá de ser feita toda a estrutura para sediar os eventos. “Esperamos boas notícias para os próximos dias”, diz Rafael, sobre a busca pela nova área.

Na área de rodeio deve ser construído um anfiteatro e espaço multiuso
– Crédito: Prefeitura

No espaço que era dos rodeios a Prefeitura tem projeto para a construção de um Anfiteatro, destinado para shows e eventos. Inclusive no Acampamento Farroupilha, que inicia nesta terça-feira, dia 13, no Parque Centenário, o local já está todo demarcado para poder se instalar barracas. Foram instaladas torneiras e colocado em funcionamento os novos banheiros. E já tem gente acampada no local.

0 Comentários

Deixe um Comentário

doze + oito =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página