Após arrombamento, posto de saúde da Industrial deve reabrir de tarde

Teriam sido furtados computador, medicamentos, alimentos e outros objetos - Crédito: Prefeitura
A Unidade Básica de Saúde do bairro Industrial, situada na Rua José Luiz, ao lado da Delegacia, foi alvo de arrombamento na madrugada desta segunda-feira, dia 6.
Conforme a Prefeitura de Montenegro, a princípio, do local, foram levados computador, teclado, jarra elétrica, base de telefone sem fio, cafeteira, kit com roupas de recém-nascidos e algumas medicações e alimentos. É possível ainda que mais objetos tenham sido furtados, já que os servidores ainda não fizeram uma procura detalhada, aguardando a perícia chegar ao posto.
Local foi revirado e vários objetos furtados
– Crédito: Prefeitura
A Guarda Municipal está no local e realizou o isolamento da área. Duas janelas foram encontradas abertas, sendo uma com sinais de arrombamento. No corredor e em algumas salas, objetos de escritório, tubo de oxigênio e alimentos foram encontrados espalhados pelo chão. A suspeita é que o arrombamento e os furtos tenham ocorrido na madrugada de domingo para segunda, tendo em vista que muitos objetos foram deixados no meio do caminho. Isso sugere que faltou tempo para consumar o crime. Além disso, o local foi bagunçado pelos meliantes. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) agora aguarda a perícia para saber tudo o que foi levado pelos ladrões.
Não há indícios de furto de vacinas. No entanto, a imunização na UBS não acontecerá na manhã desta segunda para priorizar o trabalho da perícia. No turno da tarde, das 13h às 16h, a vacinação deve voltar à normalidade no espaço. A secretária municipal de Saúde, Cristina Reinheimer, lamenta o ocorrido e destaca que ações como essa prejudicam toda a comunidade. “Tudo o que foi levado era importante, tanto para os servidores que atuam no local, quanto para a população que usa o posto”, enfatiza.
Posto será reformado
A Prefeitura já tinha anunciado a reforma do Posto de saúde do bairro Industrial, que tem um dos prédios mais antigos do segmento em Montenegro e vêm apresentando sinais de desgaste há muito tempo. Em 2018, a unidade foi ampliada, mas a “parte antiga” ficou para trás. Agora, a situação será remediada. O município foi selecionado pelo governo do Estado, dentro da Rede Bem Cuidar, e receberá verbas para restaurar a construção.
O projeto de recuperação foi elaborado por técnicos da Prefeitura e está orçado em cerca de R$ 100 mil. De acordo com o diretor de Captação de Recursos, Rafael da Cruz, o início das obras ainda depende da contratação de uma empresa para fazer a construção, o que deve levar alguns meses. “Nossa expectativa é concluir os trabalhos no ano que vem”, aponta.
Posto de saúde do bairro Industrial fica na Rua José Luiz, ao lado da Delegacia
– Crédito: Prefeitura
A enfermeira Angelita Moraes, coordenadora da unidade, explica que pelo menos 50 pessoas passam pelo local diariamente, número que se eleva quando ocorrem campanhas de vacinação. No posto, trabalham dois dentistas, duas auxiliares de consultório dentário, médico clínico, ginecologista, obstetra, psicólogo, pediatra, uma enfermeira, duas técnicas em enfermagem, uma servente e uma recepcionista. O grupo ainda é composto por seis agentes comunitários de saúde.
“Este prédio é antigo e precisa de melhorias para garantir um atendimento ainda mais qualificado à população”, reforça Angelita, feliz pela conquista das verbas. Entre as melhorias previstas, está a construção de banheiros com acessibilidade, recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, substituição dos revestimentos das paredes, substituição de esquadrias e nova pintura.

0 Comentários

Deixe um Comentário

4 × 1 =

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password

Você não pode copiar o conteúdo desta página